Secretaria Municipal da Saúde

TESTE - ALIMENTOS

SAIBA MAIS

A Vigilância de Alimentos desenvolve atividades que visam o controle da qualidade dos alimentos comercializados no município de São Paulo, tendo em vista a preservação e a promoção da saúde da população, com o objetivo de minimizar os potenciais riscos químicos, físicos e biológicos decorrentes da fabricação e comercialização dos alimentos.

Acesse os botões abaixo para saber mais sobre as ações realizadas pela vigilância de alimentos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde:

      

 

            


Inspeção Sanitária na Área de Alimentos


A Vigilância de Alimentos tem como área de atuação a Fiscalização Sanitária do Comércio Varejista, Atacadista, Indústrias, Transportadoras e Laboratórios de Análises de Alimentos localizados no município de São Paulo.

O objetivo das inspeções sanitárias é controlar a qualidade dos alimentos comercializados no município de São Paulo, nos estabelecimentos que realizam atividades relacionadas à importação, exportação, extração, produção, manipulação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem e reembalagem, fracionamento, comercialização e uso de alimentos – incluindo águas minerais, águas de fontes e bebidas -, aditivos e embalagens para alimentos, através da verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação e do Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) do produto, conforme critérios estabelecidos em Regulamento(s) Técnico(s) editado(s) pela Agência Nacional de Vigilância Nacional – ANVISA.

No caso dos Laboratórios, o objetivo da inspeção é verificar o cumprimento das Boas Práticas Laboratoriais.

A equipe técnica da Vigilância de Alimentos é responsável por realizar fiscalização sanitária nos estabelecimentos e serviços de interesse da saúde e ações de intervenção necessárias em inspeções conjuntas com a equipe técnica de Vigilância das Unidades de Vigilancia em Saúde (UVIS) do território. Também tem a atribuição e coordenar as atividades laboratoriais de controle de qualidade no âmbito da vigilância de produtos e serviços de interesse da Saúde.

A equipe de Vigilância de Alimentos é composta por profissionais de nível superior credenciados como Autoridades Sanitárias pelo Secretário Municipal da Saúde para exercer estas atividades, com lista publicada no Diário Oficial da Cidade - DOC. Você pode consultar a relação de autoridades aqui.

As Inspeções Sanitárias são realizadas para atender principalmente as seguintes demandas:

  • Denúncias captadas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC);
  • Solicitações efetuadas por outros órgãos públicos, tais como PROCON, Ministério Público, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), DPPC, entre outros;
  • Solicitações de inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) e/ou Licença Sanitária;
  • Projetos específicos.

Os estabelecimentos da área de alimentos sujeitos à inspeção sanitária e à inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde – CMVS e/ou licença de funcionamento sanitária são:

  • Indústria de Alimentos
  • Indústria de Água Mineral
  • Indústria de Aditivos para Alimentos
  • Indústria de Embalagem para Alimentos
  • Transportadoras de Alimentos
  • Laboratório Analítico de Alimentos
  • Comércio Atacadista de Alimentos
  • Comércio Varejista de Alimentos


Boletins 


Os Boletins anuais da Vigilância Sanitária de alimentos apresentam os programas, projetos e ações desenvolvidas no âmbito dessa Vigilância no Município de São Paulo (Núcleo de Vigilância de Alimentos/DVPSIS/COVISA), com o objetivo de promover a transparência das informações à população e setor regulado, bem como a divulgação interna aos entes que compõem o Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (SMVS).

Acesse aqui:

- Boletim 2022

 - Boletim 2021

 

 


Legislação


 

 Acesse aqui as legilações voltadas para a vigilância de alimentos:

Legislação Geral do Setor de Alimentos  -Atualizado em 26/05/2023

 

 


Orientações e Informações – Material Educativo


 

 

  • Publicações

-Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito na obesidade e implicações para políticas públicas- OPAS

-Guia de procedimentos para pedidos de inclusão e extensão de uso de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia de fabricação na legislação brasileira Guia nº 43/2020 – versão 1 - ANVISA


Verificação em Boas Práticas


  • Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
  •  O Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é obrigatório nas empresas dispensadas da obrigatoriedade de possuir responsável técnico legalmente habilitado, ou seja, para micro empresas – ME, empresas de pequeno porte – EPP, microempreendedores individuais – MEI e empresas registradas como Sociedade Limitada – Ltda, optante pelo Sistema Tributário Simples, salvo nas condições discriminadas no item 16.1.2 da Portaria SMS.G 2.619/2011 

  • Listas de Verificação em Boas Práticas

As Lista de Verificação de Boas Práticas são instrumentos de trabalho que visam a sistematização e harmonização das ações de inspeções sanitárias, estando à disposição do setor regulado.

Podem ser utilizados pelo setor regulado como referência para a autoinspeção, como oportunidade de adequação prévia às exigências legais, eliminando irregularidades sanitárias e tornando mais ágil a inspeção oficial.

IMPORTANTE: A Lista de Verificação serve como diretriz para a inspeção da equipe sanitária, podendo esta utilizar normas adicionais referente a atividade fiscalizada dependendo do cenário encontrado.

-Listas de Verificação em Estabelecimentos de Comércio Varejista de Alimentos: 

-Listas de Verificação em Estabelecimentos Fabricantes de Alimentos

-Listas de Verificação em Transportadores de Alimentos:

– Listas de Verificação em Atacadista/ Distribuidora de Alimentos:

 

 

 


Saiba Mais


É realizada a investigação sanitária em estabelecimentos envolvidos com doenças transmitidas por água e alimentos.

A Vigilância de Alimentos é responsável por coordenar, planejar e desenvolver projetos e programas que visem conhecer os riscos à saúde associados à produção, comercialização e consumo de alimentos.

As Empresas Fabricantes e Importadoras de Alimentos/Embalagens para alimentos devem comunicar o Início de fabricação/Importação dos produtos dispensados de registro e/ou solicitar o registro dos produtos.
 

A análise de controle é um procedimento solicitado pela empresa e realizado após a comunicação ou registro de um produto alimentício.