Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2

Arte pública em São Paulo

Programa de limpeza conservativa

A conservação da arte pública em São Paulo enfrenta vários desafios, como as dimensões da cidade, o grande número de obras de arte – cerca de 400 -, os diferentes materiais empregados na composição das esculturas, as condições de exposição às intempéries e à poluição atmosférica, o vandalismo.

Uma das atividades desenvolvidas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) para garantir a conservação dessas obras é a limpeza conservativa periódica, realizada em conjunto com o Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB), da Secretaria Municipal de Serviços, e com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. Desde 2001, esses serviços são realizados por equipes especializadas terceirizadas, treinadas por técnicos do DPH. Utiliza-se jato de água limpa, quente ou fria, sob pressão controlada, sem produtos químicos, de acordo com a superfície e o estado de conservação da peça. O intervalo de tempo mínimo, entre uma limpeza e outra, é de seis meses, uma vez que esse serviço, por mais simples ou controlado que seja, pode contribuir para o desgaste dos materiais que compõem os monumentos.

  

Para reverter situações provocadas por atos de vandalismo, como pichações, são utilizados solventes e detergentes em casos extremamente necessários, após a realização de testes aprovados pelo DPH, sobretudo para remover diferentes tipos de tintas utilizados por pichadores, como látex, óleo, tinta automotiva, spray, giz de cera e caneta hidrográfica. O uso desses produtos químicos é feito como último recurso, a fim de se evitar maior desgaste às peças.

Mas só a atuação da Prefeitura de São Paulo não basta. É preciso que todo cidadão participe da conservação do patrimônio artístico da cidade: não depositando lixo, entulho ou dejetos junto às peças; não depredando ou pichando essas esculturas; e informando ao DPH qualquer problema relacionado à limpeza e conservação do acervo de arte pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Cultura
Departamento do Patrimônio Histórico
Telefone: 3331-3813 ou e-mail: dphpesquisa@prefeitura.sp.gov.br