Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Solicitar emissão de Endosso Institucional do patrimônio arqueológico
O que é?
Toda pesquisa arqueológica realizada no Brasil exige autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para isso, é necessário incluir na documentação o Endosso Institucional, que comprova o compromisso de uma Instituição de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos (IGP) com a salvaguarda do material coletado.
O Endosso Institucional é regulamentado pela Lei Federal nº 3.924/61, pela Portaria Iphan 07/88 e pela Instrução Normativa Iphan 01/2015. Essas normas asseguram que o material arqueológico seja protegido, conservado e estudado, atendendo ao trinômio: pesquisa, conservação e socialização.
O Centro de Arqueologia de São Paulo do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH/CASP), é uma dessas instituições autorizadas. Ele integra o Cadastro Nacional das Instituições de Guarda e Pesquisa (CNIGP), instituído pela Portaria Iphan nº 196/2016, e está apto a guardar coleções oriundas de pesquisas realizadas no município de São Paulo.
Como funciona?
O processo para solicitação de emissão de endosso pelo DPH/CASP segue as diretrizes estabelecidas na Portaria SMC/DPH nº 6, de 30 de julho de 2013, que regula a emissão de Endossos Institucionais pelo CASP. Essa normativa reafirma a competência do CASP para:
- Guardar remanescentes arqueológicos provenientes de pesquisas;
- Criar e gerenciar coleções científicas que promovam estudos sobre a ocupação do solo, da pré-história aos dias atuais;
- Garantir o desenvolvimento de pesquisas e projetos de educação patrimonial.
A portaria também estabelece que a guarda do material arqueológico não implica responsabilidade sobre possíveis problemas das pesquisas realizadas por terceiros, limitando-se ao compromisso de conservação.
Importante! Atualmente, o DPH/CASP somente analisa a solicitação de endosso para pesquisas no município de São Paulo.
Como solicitar?
Para solicitar, o interessado deverá encaminhar um e-mail para dphcasp@prefeitura.sp.gov.br . Neste e-mail deverá constar as seguintes informações:
- Nome do projeto,
- Localização do projeto
- Nome do(a) arqueólogo(a) responsável pela pesquisa,
- Duração prevista e projeto de pesquisa.
Ressalta-se que para o fornecimento do endosso, o interessado deverá ler atentamente o Protocolo de Solicitação de Endosso e estar ciente e de acordo com os termos estabelecidos. Não serão aceitas coleções que não seguirem essas recomendações.
Com essas informações, será avaliado a possibilidade de fornecimento de endosso. Caso positivo, será criado um processo administrativo SEI e o interessado receberá o documento por e-mail.
Saiba mais:
Conheça o acervo arqueológico do DPH