Notícia na íntegra

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2017 | Horário: 17:31

Em um mês, nova gestão executa 16 novos programas e ações para SP

Programas de zeladoria, SP Cidade Linda e Calçada Nova retiraram toneladas de lixo de importantes vias da capital e revitalizaram passeios públicos.

Em um mês de trabalho, a atual gestão municipal apresentou 16 novos programas e ações para a cidade de São Paulo. O projeto SP Cidade Linda aconteceu em cinco regiões e retirou toneladas de lixo de importantes vias da capital paulista. Já o programa Corujão da Saúde realizou 100 mil exames em apenas 22 dias.

Lançado na primeira semana da gestão, o Corujão da Saúde conta com 20 hospitais e clínicas parceiros do setor privado. Além de Oswaldo Cruz, Sírio-Libanês e HCor, que iniciaram os atendimentos em 10 de janeiro, outros 17 centros hospitalares, como Albert Einstein, Edmundo Vasconcelos, Sepaco, Santa Casa de Santo Amaro, Santa Marcelina de Itaquera e Cruz Azul também passaram a atender o programa.

O Marginal Segura foi lançado na semana passada e promoverá uma série de ações de melhoria da segurança nas marginais, com intervenções para pedestres, ciclistas, motociclistas, além de ações educativas. Já o Cidade Segura é uma parceria entre a gestão estadual e a municipal e visa que órgãos municipais apóiem a Polícia Militar em blitze na cidade. Foram realizadas quatro operações desde o início do programa.

Confira abaixo o resumo de todas as ações realizadas neste primeiro mês de gestão:

1. SP Cidade Linda

Lançado já no primeiro dia da nova gestão municipal, o programa tem como principal objetivo melhorar os serviços de zeladoria urbana e resgatar da autoestima do paulistano, por meio de uma ação integrada entre poder público, iniciativa privada, ONGs e cidadãos.

Ao longo das últimas quatro semanas, cinco ações do programa foram realizadas nas avenidas Nove de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro e, atualmente, na Tiradentes.

Nas quatro primeiras operações, a gestão municipal retirou das vias 83,3 toneladas de lixo, além de realizar os serviços de manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras, reparo de calçadas, entre outros serviços.

 

2. Corujão da Saúde

Desde o dia 2 de janeiro, a secretaria municipal de Saúde iniciou o contato telefônico para agendar os exames para pacientes que estavam na lista de espera. Dos 485 mil que aguardavam, 320 mil já tiveram exames agendados.

A meta do programa é zerar a fila por exames no prazo de 90 dias, contados desde 10 de janeiro. Restam ainda 70 dias para o agendamento de 165 mil exames e a realização de cerca de 220 mil procedimentos.

Já no dia 10 de janeiro, os primeiros pacientes começaram a ser atendidos e, em apenas uma semana, a fila por agendamento de exames na rede pública municipal caiu 49,8%.

Em 20 dias, 100 mil exames foram realizados pelo projeto. O “Corujão da Saúde” conta com 20 hospitais e clínicas parceiros do setor privado.

3. Visitas surpresas

Desde o início da gestão, o prefeito João Doria tem realizado visitas surpresas a diversas regiões da cidade. A ação tem o objetivo de conhecer as necessidades da região e os servidores que fazem o atendimento à população. 

O prefeito já realizou visita em cinco Prefeituras Regionais: Campo LimpoButantãSapopembaM’ Boi Mirim e Perus. Ele visitou, além das prefeituras regionais, uma creche, AMAs, Unidades Básicas de Saúde (UBS), um hospital, unidades da Rede Hora Certa e uma Casa de Cultura. 

 

4. Marginal Segura

A Prefeitura de São Paulo realizou na semana passada o anúncio oficial do Marginal Segura, programa que promoverá uma série de ações de melhoria da segurança nas marginais. O plano operacional do projeto engloba intervenções para pedestres, ciclistas, motociclistas, além de ações educativas. As vias também passaram pela readequação da velocidade máxima permitida.

Para os pedestres, foram realizadas ações de engenharia que garantem maior segurança a quem caminha pelas calçadas, com a instalação de 18 novas lombofaixas (travessias elevadas) em alças de acesso ao longo das marginais – passando a via de 15 para 33 lombofaixas. O programa também irá fazer o rebaixamento de 20 guias de rua, para facilitar o acesso de pessoas que têm dificuldade de locomoção de qualquer natureza.

Em forma de apoio a ciclistas, serão criados os Bike Stop, paradas gratuitas com paraciclos, áreas de manutenção, vestiários e chuveiros.

Já na área de operação das marginais, o programa também prevê um melhor atendimento aos motoristas em caso de ocorrências. Além das ambulâncias, já presentes nas marginais, haverá 30 novas motocicletas, 11 viaturas leves (furgões) e 36 picapes, sendo 10 novas. Em caso de veículos quebrados, a CET também contará com quatro guinchos à disposição.

Leia mais:
Prefeitura apresenta resultados das primeiras horas do “Marginal Segura”

 

5. Calçada Nova – Mutirão Mário Covas

O programa tem como principal objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas da capital paulistana. Desde seu lançamento, o programa já realizou quatro ações nas regiões do M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e no último fim de semana no Jardim Raposo Tavares.

 

6. Cidade Segura

Por meio de uma parceria entre a gestão estadual e a municipal, o programa visa que órgãos municipais apoiem a polícia militar em blitze na capital paulista.

Desde seu lançamento, o programa já realizou quatro operações. De acordo com os dados divulgados pelo CPTran – Comando de Policiamento de Trânsito, foram realizadas nas quatro ações a fiscalização de 1731 condutores, 3107 testes etílicos e a fiscalização de 681 veículos, sendo que 94 foram removidos.

Leia mais:
Cidade Segura fiscaliza motoristas em 11 pontos da cidade
Operação Cidade Segura realiza mais de 730 testes de bafômetro
Em nova ação, operação “Cidade Segura” faz 1,3 mil testes de bafômetro
Em sua primeira operação, “Cidade Segura” fiscaliza 1.156 condutores

 

7. Ponte Estaiada

A Prefeitura de São Paulo finalizou o serviço de limpeza da Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), cujo mastro de 138 metros estava pichado desde junho de 2016. Doações de empresas permitiram a limpeza e a instalação de um novo sistema de iluminação na ponte, que fica na Zona Sul de São Paulo.

O Consórcio Soma participou da operação de limpeza e doou os valores gastos para a Prefeitura. Além disso, o grupo de empresários Conexão Berrini contratou nove alpinistas, que realizaram a limpeza na parte mais alta do mastro – os custos também foram doados para a Prefeitura. A empresa Philips Lighting Brasil fez doações para a iluminação da ponte.

Leia Mais: Prefeitura conclui serviço de limpeza da Ponte Estaiada

8. Caça Mosquito: combate a mosquitos pernilongos

A Prefeitura realizou uma ação emergencial para eliminar focos de pernilongos nas margens do Rio Pinheiros. A região foi escolhida porque a Covisa identificou uma quantidade de larvas acima do normal. A ação contou com 80 agentes de saúde e 11 das Prefeituras Regionais.

A iniciativa se soma às medidas adotadas regularmente pela administração municipal para o controle de mosquitos e também tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Esta é a primeira ação de uma grande campanha municipal contra as arboviroses. As Prefeituras Regionais também irão articular medidas conjuntas, como a limpeza de córregos e operações cata-bagulho.

Leia Mais: Força-tarefa trabalha para eliminar focos de pernilongos na área do Rio Pinheiros

9. Ambulâncias para o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital (SAMU-SP) recebeu 14 novas ambulâncias que foram doadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

Destas, quatro foram destinadas ao programa Marginal Segura; as demais servirão ao atendimento tradicional do SAMU. 

Leia Mais: Prefeitura recebe 14 novas ambulâncias para o SAMU 

10. Monumento Tomie Ohtake

O monumento projetado pela artista Tomie Ohtake para homenagear os 80 anos da imigração japonesa teve suas cores renovadas e sua iluminação restaurada. Instalada no canteiro central da Avenida 23 de Maio, a obra foi limpa pelo Programa SP Cidade Linda e restaurada por meio de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a Coral, marca de tintas da empresa Akzo Nobel.

 

11. Adote uma Praça

A Prefeitura aprimorou o programa “Adote uma Praça”, que permite a conservação de áreas verdes da cidade por meio de pessoas físicas ou empresas. A medida visa dar mais agilidade ao processo de solicitação e garantir que mais espaços possam ser atendidos. O objetivo é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros. Atualmente, 400 praças participam do programa.

 

12. Doações da iniciativa privada

A nova gestão da Prefeitura de São Paulo tem realizado diversas parcerias com a iniciativa privada, com intuito de realizar ações de melhoria em todos os âmbitos da cidade.

Entre elas, está a com a incorporadora Cyrela e com a multinacional Unilever para revitalização e manutenção de 16 banheiros e da marquise do Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade. As empresas PeeBox e JCDecaux também doaram a gestão municipal dois novos modelos de banheiro público.

Além disso, a recuperação do monumento da Tomie Ohtake, da Ponte Estaiada e do Parque Raposo Tavares também tiveram a ajuda de parceiros privados. A prefeitura ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

 

13. Nossa Bandeira

A gestão municipal anunciou a criação do Programa Nossas Bandeiras, que quer incentivar a instalação de conjuntos com três mastros com as bandeiras da cidade, do estado e do país em praças e áreas públicas da capital, com o objetivo de motivar o orgulho da população por estes símbolos.

O primeiro conjunto foi instalado no canteiro central da Avenida Cidade Jardim, na Zona Oeste. O patrocinador desta primeira ação do programa é a empresa Farah Service, que fará a manutenção do conjunto instalado.

14. Nova Estrutura do Teatro Municipal

Foi apresentado o novo corpo diretivo do Theatro Municipal, que é composto pelo maestro Roberto Minczuk, como regente principal e diretor musical, Cleber Papa como diretor artístico e Ismael Ivo como diretor artístico do Balé da Cidade.

Também foi explicada a base dessa nova gestão, com programas voltados a popularizar as apresentações do Theatro, dentro e fora do espaço no Centro de São Paulo. Também foi criado um órgão, dentro da Secretaria de Cultura, de fiscalização dos contratos do Theatro, para impedir qualquer tipo de fraude.

Leia Mais:
Maestro Roberto Minczuk antecipa parte da programação 2017 do Theatro
Prefeitura apresenta nova gestão do Theatro Municipal

15. Recuperação de Parques

Dentro do Mutirão Mário Covas, a Prefeitura tem realizado ações em conjunto com a secretaria do Verde e Meio Ambiente para recuperação de parques públicos da cidade. Apenas neste primeiro mês de gestão, dois desses espaços de lazer foram recuperados: o Parque Santa Amélia e o Parque Raposo Tavares.

No Santa Amélia foram realizadas ações de limpeza, corte de mato, além da conservação do pavimento e instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas que dão acesso ao local.

Já no Raposo Tavares foram realizadas obras de reparo e instalação de equipamentos na academia de ginástica; pintura geral; reforma das churrasqueiras; substituição de traves no campo de areia, reforma da quadra; conserto dos bebedouros e instalação de torneiras; recolocação de peças de sanitários nos banheiros, instalação de portas e azulejos; construção de muro de arrimo; instalação de gradil; colocação de lixeiras e a reativação de transmissores e do roteador da rede de Wi-Fi.

 

16. Doação de produtos de higiene
Prefeito obteve com a empresa Unilever a doação de cerca de 1 milhão de produtos de higiene, como pasta e escova de dente, lâmina de barbear e xampu, para 83 abrigos na cidade de São Paulo. A prefeitura também conseguiu na parceria com a empresa 2 mil vagas de emprego como sorveteiro para pessoas em situação de rua. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn