Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Prefeitura realiza nova consulta pública on-line para definir espaços públicos que receberão melhorias na região que abriga o Terminal Sapopemba
(Conteúdo produzido durante o período eleitoral em 04/09 e publicado no site no dia 29/10)
Nova oportunidade para aprimorar o projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba”! A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida pedestres, ciclistas e população em geral que utilizam o Terminal Sapopemba para participar de consulta pública on-line e indicar melhorias para espaços públicos da região. O prazo para contribuir é até 24 de setembro. Acesse aqui o Participe+.
O distrito de Sapopemba, na zona leste, foi o local da cidade de São Paulo selecionado a receber um dos 22 projetos-piloto que serão desenvolvidos ao redor do mundo para criar bairros mais verdes e saudáveis que melhorem a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Trata-se do programa global Green & Thriving Neighbourhood (Bairros Verdes e Saudáveis), da Rede Global C40 Cities.
O objetivo do programa é colaborar para a construção de bairros que integrem suas estações de transporte, equipamentos públicos, ruas comerciais e áreas verdes e de lazer através de espaços públicos com mais qualidade para pedestres e ciclistas. Dessa forma, esses bairros poderão ser mais convidativos, seguros e ambientalmente equilibrados para a população, desestimulando o uso de automóveis e contribuindo para um impacto positivo na saúde dos moradores e na redução das emissões de gases de efeito estufa. É a primeira vez que a capital paulista participa desta iniciativa mundial.
Ao acessar a plataforma Participe+, o munícipe poderá interagir com um mapa colaborativo digital da região do Terminal Sapopemba que mostra três rotas (Rota A, Rota B e Rota C) e duas fases (Fase A e Fase B). As rotas foram definidas após a Prefeitura analisar contribuições da sociedade civil, em etapa anterior do processo participativo, sobre os principais locais com problemas e potencialidades da região.
As rotas conectam o Terminal Sapopemba aos principais locais de interesse da população. A Rota A, por exemplo, abrange o Conjunto Habitacional Teotônio Vilela. Na Rota B há o Hospital Estadual de Sapopemba e CEU Sapopemba. Por sua vez, a Rota C tem como referência o CEU Rosa da China.
A participação no mapa digital é dividida em duas etapas. Na Fase 1 será possível sugerir melhorias necessárias para cada uma das rotas, como requalificação de calçadas, melhorar a iluminação pública, mais segurança viária, qualificação do sistema cicloviário e ampliação da cobertura vegetal, entre outros.
Já na Fase 2, será possível indicar, para escadarias e escadões de cada rota, quais intervenções públicas beneficiariam a experiência de pedestres e ciclistas. Mirante, área para descanso, espaço para brincar, bloqueador de veículos e internet de livre acesso são algumas das melhorias que poderão ser selecionadas.
Vale destacar que a mesma dinâmica de participação foi utilizada em oficina presencial que aconteceu no último dia 8 de agosto na sede da Subprefeitura Sapopemba. As contribuições durante todo o processo participativo serão sistematizadas em um relatório. A partir das contribuições da população, o Município irá definir os locais prioritários e as intervenções urbanas necessárias para melhorar as condições de segurança e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região.
Na etapa seguinte, prevista para ocorrer no mês de dezembro, a Prefeitura irá concluir o “Plano Bairro Conectado”, isto é, um plano de ação para a implantação do projeto-piloto.
O objetivo será tornar a região do entorno do Terminal Sapopemba mais caminhável e integrada para melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula pelo local. Para isso, a premissa de “Cidade de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento e conexão de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes oferta de parques, praças públicas, melhorias nas calçadas e escadarias, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.
Bairro Conectado: Terminal Sapopemba
O projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba” começou a ser desenvolvido em setembro de 2023, quando a equipe técnica da SMUL realizou uma vistoria técnica na região para apresentar à Subprefeitura de Sapopemba o escopo do projeto e vistoriar locais que poderiam receber intervenções.
O projeto é construído coletivamente a partir de um processo participativo colaborativo que envolve uma série de etapas. A Etapa 01, realizada entre março e abril de 2024, contemplou consulta pública on-line na plataforma Participe+, formulário acessível na internet e na subprefeitura local e oficina presencial no CEU Sapopemba. O objetivo foi identificar os principais problemas e potencialidades da região. Ao todo foram contabilizadas 1.697 contribuições durante esta fase de discussão do projeto com a sociedade civil.
A iniciativa encontra-se na Etapa 02 do processo participativo. Ela compreende uma nova consulta pública on-line – aberta nesta quarta-feira (04) -, oficina pública presencial (realizada no dia 08/08) e reunião no Conselho Participativo Municipal de Sapopemba (ocorrida em junho). O objetivo será definir espaços prioritários a receber o projeto-piloto, bem como as intervenções públicas necessárias.