Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2024 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas de SVMA se reúne com Defesa Civil Municipal para a produção de dados relacionadas a emergências por eventos climáticos extremos

Técnicos da Assessoria em Mudanças Climáticas estiveram em julho no Centro Integrado de Operações Coordenadas do Estado de São Paulo (OCEP) para uma conversa sobre os procedimentos instituídos em situações emergenciais, em particular, a queda de árvores em dia de chuvas intensas e fortes ventos; bem como a respectiva produção e disponibilização de dados gerados. 

O OCEP reuniu no mesmo local, a Defesa Civil do Estado e do Município de São Paulo, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-científica, Corpo de Bombeiros, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans e a concessionária de distribuição de energia elétrica (ENEL). De acordo com a Diretora de Operações da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Luiza Pacheco da Silva, o encontro facilitou a gestão das situações emergenciais, possibilitando maior agilidade no atendimento aos cidadãos. 

Quatro mulheres posando para fotoFotografia: Acervo SVMA /

A Defesa Civil da Cidade atende situações emergenciais que ocorrem especialmente em dias de alta pluviosidade, como alagamentos, enchentes, deslizamentos, solapamentos e quedas de árvores, não se limitando a essas demandas. A baixa umidade do ar, por exemplo, favorece a ocorrência de incêndios, o que é considerado preocupante. 

Desde 2017, essa nova estrutura realiza importantes trabalhos, coletando e fornecendo vários dados e informações que passaram a compor Relatórios Mensais. Isso permite a formação de uma base de dados que pode e precisa ser utilizada para melhorar a compreensão dos fenômenos que atingem São Paulo e favorece o aperfeiçoamento da gestão municipal, principalmente com o aumento da frequência e da intensidade dos eventos devido às mudanças climáticas. No caso da queda de árvores, por exemplo, a informação já cadastrada poderá permitir a identificação de questões relevantes para a melhoria das práticas da gestão de nosso patrimônio arbóreo, possibilitando a prática de ações preventivas, já que a cidade e seus munícipes têm sido bastante afetados por essas ocorrências.

Essa atividade é particularmente importante para o desenvolvimento de um trabalho intersetorial, multidisciplinar, capaz de impulsionar políticas públicas preventivas e de adaptação para enfrentamento aos eventos extremos oriundos da mudança do clima, medidas já previstas nas ações propostas pelo Plano de Ação Climática de São Paulo, PlanClima SP. 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube

collections
Galeria de imagens