• Presencial
Mostra UMAPAZ: "Abstracionismo Ambiental" - Rafael "Chá" Maenza
Data: 03/02/2025 a 14/02/2025. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 17:00.
Descrição
A Mostra UMAPAZ recebe "Abstracionismo Ambiental", de Rafael Maenza.
Com obras inéditas, o artista reforça "o aspecto político da arte abstrata, que deve nos colocar na parede e questionar o cerne do que somos e do que realmente sabemos - libertando os entraves das limitações imaginárias que são impostas à humanidade como forma de dominação, amedrontamento e paralisação".
(fonte: Rafael Maenza)
Objetivo
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".
A visitação é gratuita.
Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Metodologia
A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.
A desmontagem é feita após um Sarau, com Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada com os artistas da Mostra UMAPAZ.
Conteúdo programático
1. Exposição: 03 a 14 de Fevereiro de 2025 - segunda a sexta-feira
2. Da Inspiração à Exposição: bate papo com Gabriela Gualberto Cavalcanti, Pazé Keffer e Rafael "Chá" Maenza: 15 de Fevereiro de 2025, sábado
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Rafael "Chá" Maenza
Rafael “Chá” Maenza é estudante e atuante na área ambiental há 12 anos. Agora, no início de sua trajetória nas artes plásticas, procura interseccionar o seu trabalho em uma síntese comum de ambas as área: a necessidade, urgente, de compreender e criar novas perspectivas sobre a vida e sobre o mundo em que vivemos. Em 2021, na ativa busca pelo novo e pela recuperação mental e espiritual dos impactos da pandemia descobriu, ao acaso, a técnica secular Marmorização Ebru, da qual permitiu o início de suas práticas na arte abstrata. Em 2023, realizou a sua primeira exposição solo, denominada "Espesso e Real", onde dialogava sobre os impactos, brutos e sutis, das mudanças climáticas em nosso cotidiano. (fonte: Rafael Maenza).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados no tema.
Vagas: Livre.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Dias da Semana: 03, 04, 05, 06, 07, 10, 11, 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2025
Será disponibilizada uma Lista de Presença para registro dos visitantes (nome, região onde mora, contato, etc).
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.