Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Mostra UMAPAZ: "Diálogo com a Natureza" - Gabriela Gualberto Cavalcanti

• Presencial

Mostra UMAPAZ: "Diálogo com a Natureza" - Gabriela Gualberto Cavalcanti

Data: 03/02/2025 a 14/02/2025. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 17:00.

Inscreva-se

Descrição

A Mostra UMAPAZ recebe Gabriela Gualberto Cavalcanti - artista e pesquisadora autodidata.
Cursou até o 4º ano da Faculdade de Arquitetura em Pernambuco e é ex-aluna dos Cursos da EMJ Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ.
Morou na Serra da Cantareira - onde desenvolveu uma prosa poética com a natureza e a sensibilização humana, apurando técnicas e habilidades com as quais montou suas oficinas artísticas para crianças e adolescentes.
Ingressou em várias ONGs e projetos sociais com seus pais e mestres artistas (Odilon K. Cavalcanti e Maloh Gualberto Cavalcanti) - e neste período desenvolveu oficinas que estimulam a sensibilidade da comunidade, resgatando o senso de pertencimento e inclusão de pessoas com deficiência.
Participou de palestras onde - em conjunto com a pedagoga Fatima Lay e a Associação ABD - discursaram sobre a dislexia - um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica.
Apresenta seus projetos através de técnicas diversas como pintura, mosaico, papel machê, escultura em madeira e painéis de concreto celular - sempre levando em conta a integração com a natureza, o pensamento e as artes.

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Metodologia

A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

A desmontagem é feita após um Sarau, com Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada com os artistas da Mostra UMAPAZ.

Conteúdo programático

1. Exposição: 03 a 14 de Fevereiro de 2025 - segunda a sexta-feira
2. Da Inspiração à Exposição: bate papo com Gabriela Gualberto Cavalcanti, Pazé Keffer e Rafael "Chá" Maenza: 15 de Fevereiro de 2025, sábado

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Gabriela Gualberto Cavalcanti

Gabriela Gualberto Cavalcanti é artista e pesquisadora autodidata. Cursou até o 4º ano da Faculdade de Arquitetura em Pernambuco e é ex-aluna dos Cursos da EMJ Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ. Morou na Serra da Cantareira - onde desenvolveu uma prosa poética com a natureza e a sensibilização humana, apurando técnicas e habilidades com as quais montou suas oficinas artísticas para crianças e adolescentes. Ingressou em várias ONGs e projetos sociais com seus pais e mestres artistas (Odilon K. Cavalcanti e Maloh Gualberto Cavalcanti) - e neste período desenvolveu oficinas que estimulam a sensibilidade da comunidade, resgatando o senso de pertencimento e inclusão de pessoas com deficiência. Participou de palestras onde - em conjunto com a pedagoga Fatima Lay e a Associação ABD - discursaram sobre a dislexia - um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Apresenta seus projetos através de técnicas diversas como pintura, mosaico, papel machê, escultura em madeira e painéis de concreto celular - sempre levando em conta a integração com a natureza, o pensamento e as artes..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: Livre.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Dias da semana: 03, 04, 05, 06, 07, 10, 11, 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2025

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

Será disponibilizada uma Lista de Presença para registro dos visitantes (nome, região onde mora, contato, etc).

 

Inscreva-se