Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Nebulosas completa 11 anos
Nessa sexta-feira (15), o Parque Nebulosas completa 11 anos de existência. Próximo à região de São Mateus, zona leste de São Paulo, o espaço conta com 44.930 m² e diversos atrativos para os seus frequentadores, como: áreas de estar, área de jogos, playground e campo de futebol. Além disso, possui equipamentos de ginástica, sanitários acessíveis e áreas de circulação.
Entre os destaques está a passarela, próximo à entrada, onde ao caminhar os visitantes têm ampla vista do bosque e ao fim do percurso podem realizar piqueniques na área coberta do parque.
A princípio, o Parque Nebulosas foi criado para preservar as nascentes do Córrego Caguaçu e a mata em estágio de regeneração. Em seu projeto foi previsto enriquecimento florestal e utilização de materiais alternativos com madeira sintética e reuso de água. Os cursos d’água provenientes de nascentes que cortam a área, formando várzeas recobertas por gramíneas e taboas, foram mantidos e limpos, valorizando o seu entorno.
A principal vegetação é remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, área ajardinada e bosques heterogêneos, com destaques para: acerola (Malpighia glabra), angico-guarucaia (Parapiptadenia rigida), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata), córdia-africana (Cordia myxa), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), mulungu (Erythrina falcata), tarumã-branco (Citharexylum myrianthum) e tipuana (Tipuana tipu). Vale destacar que dentro do ecossistema também já foram registradas 68 espécies vasculares, das quais algumas estão ameaçadas de extinção, como o cedro (Cedrela fissilis) e o pau-brasil (Paubrasilia echinata).