Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA dá início ao PLAPANMA – Plano de Arborização Participativa Amigos do Novo Mundo
Neste mês de maio, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) apresentou o Plano de Arborização Participativa Amigos do Novo Mundo (PLAPANMA). O projeto é baseado nas ações do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), tem prazo de vigência de 24 meses e será feito em conjunto com a Subprefeitura da Vila Mariana e com os Amigos do Novo Mundo Associados (ANMA). A ideia é engajar as organizações representantes da sociedade civil e a população no cuidado com o meio ambiente, no quadrilátero formado entre as Avenidas dos Eucaliptos, Ibirapuera, Bandeirantes e Santo Amaro.
A SVMA seguirá responsável pelos plantios de incremento, análise e validação do manejo, além de realizar oficinas e palestras sobre educação ambiental na Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), no Parque Ibirapuera. A Subprefeitura da Vila Mariana fará os plantios substitutivos, podas e remoções, e trabalhará em conjunto para estudar e confirmar as ações. A responsabilidade da ANMA será de elaborar o cuidado arbóreo participativo, além de realizar atividades de educação ambiental.
O plano será iniciado pelos plantios de incremento e pelas atividades educacionais, com contribuição dos cidadãos em todas as tomadas de decisões. Essa cooperação não contará com transferência de recursos.
“A Prefeitura segue aperfeiçoando gestões colaborativas no cuidado com o meio ambiente. Esta atuação na Sub Vila Mariana serve de exemplo para termos uma cidade cada vez mais verde e incentivo para ações semelhantes nas outras subprefeituras”, afirma o Secretário-Adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Carlos Guimarães Vasconcellos.
Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Siga a SVMA nas redes sociais