Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo e ONU-Habitat lançam relatório com avaliação de cem parques da capital
Os principais desafios enfrentados pelos parques de São Paulo, como acessibilidade, participação da sociedade, segurança e igualdade de gênero no acesso aos parques, foram englobadas em relatório feito pelo Viva Verde SP, parceria entre o ONU-Habitat e a Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
O lançamento do relatório aconteceu dia 28 de novembro, no edifício Martinelli – no centro de São Paulo. A análise foi feita com base em cem parques, com objetivo de promover a inclusão e a sustentabilidade nos parques da cidade.
A avaliação foi feita a partir de informações quantitativas e qualitativas para as quatro regiões de São Paulo; norte, sul, leste e centro-oeste. Foram divididos em dimensões, como, verde e azul, distribuição espacial, conforto e saúde, governança, acessibilidade, segurança e inclusão.
O que se identificou com o relatório foi a prioridade de intervenção, controle de gestão dos parques, criação de monitoramento, e a ampliar o potencial dos parques como espaços sociais e de biodiversidade.
Siga a SVMA nas redes sociais