• Presencial
Sarau Fragmentos e Conexões Ambientais
Data: 30/11/2024. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.
Descrição
O sarau faz parte do encerramento da Mostra UMAPAZ (04/11/2024 a 30/11/2024) na qual artistas da casa apresentam suas visões sobre o olhar possivelmente fragmentado da imagem do ponto de vista da sustentabilidade, a partir de três linguagens:
- fotografias na qual a Natureza desenha, por meio da decomposição de matéria orgânica, se forma uma floresta monocromática, remetendo à queimadas, formas distorcidas;
- esculturas com o barro para, trazendo a proposta da aridez, secura e fogo;
- pintura retratando as relações intrínsecas entre humanos e natureza, buscando mostrar nossa total interdependência, apesar do distanciamento humano.
Nesta conjunção, o sarau será permeado por apresentação musical e intervenções associadas aos temas.
Venham compartilhar conosco estes momentos de trocas tão especiais e significativas nesta semana da Virada Sustentável!
Objetivo
Possibilitar visões sobre o olhar, possivelmente fragmentado, da imagem do ponto de vista da sustentabilidade, a partir de linguagens artísticas.
Metodologia
Apresentação musical e intervenções pedagógicas
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Andréa Bossi
Arquiteta e Urbanista, com especialização em Direito Urbanístico (2010) e Direito Registrário (2014) pela PUC Minas. Atuou como assistente técnica em avaliações imobiliárias para a Prefeitura de São Paulo e elaboração de Laudos de Usucapião para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Desde 2008, é arquiteta concursada da Prefeitura de São Paulo, com experiência em SEHAB e SEL/SMUL, abordando temas como função social da propriedade, habitação de interesse social e aplicação do PEUC. Foi Coordenadora do CEPEUC – Controle da Função Social da Propriedade. Em 2023, integrou o corpo técnico da UMAPAZ, coordenando cursos e explorando sua experiência artística.
Formada em Cerâmica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1997), recebeu prêmios como 2º lugar no Salão da Mitologia (1996) e Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE (1996). Participou do Salão Bunkyo (1997) e expôs na Feira de Artesanato de Embu das Artes, produzindo 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas” da Bristol Myers Squibb Brasil.
Adriana Matangrano
Graduada em Medicina Veterinária (UNIP), com Especialização em Educação Ambiental (SENAC) e em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ). Atuou em empresas multinacionais na área de nutrição animal, marketing, vendas e atendimento ao consumidor. Ingressou na área pública como Consultora da UNESCO na Vigilância Ambiental e posteriormente na Vigilância Sanitária, como servidora pública efetiva. Atualmente compõe o quadro técnico da UMAPAZ como Coordenadora/Facilitadora de cursos e palestras relacionadas ao Programa “Meio Ambiente e Saúde” da Divisão DFEPAZ. É membro titular da CAISAN e COMUSAN, dois órgãos da Prefeitura do Município de São Paulo que atuam na área de Segurança Alimentar e Nutricional.
contato: adrianamatangrano@prefeitura.sp.gov.br
Cerise Goldman Batistic
Arquiteta e Urbanista, especializada em Direito Urbanístico (2010) e Direito Registrário (2014) pela PUC Minas. Atua como arquiteta concursada na Prefeitura de São Paulo desde 2008, com passagem por SEHAB e SEL/SMUL, onde lidou com temas como função social da propriedade, habitação de interesse social, parcelamento do solo e aplicação do PEUC. Foi Coordenadora do CEPEUC – Controle da Função Social da Propriedade. Desde 2023, integra a UMAPAZ como coordenadora de cursos, ampliando sua atuação para as artes.
Com formação em Cerâmica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1997), recebeu prêmios como 2º lugar no Salão da Mitologia (1996) e Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE (1996). Participou do Salão Bunkyo (1997) e expôs na Feira de Artesanato de Embu das Artes, produzindo 18.000 esculturas para a campanha “Mundo das Formas” da Bristol Myers Squibb Brasil.
Pedro Cardoso Smith.
Arquiteto e urbanista, com especialização em Habitação e Cidade e mestrado em Planejamento Urbano. É funcionário efetivo pela Prefeitura Municipal de São Paulo, onde trabalha como educador na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente Cultura de Paz). Antes, atuou na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), como supervisor de grupos fomentados por programas culturais, notadamente da periferia de São Paulo. Trabalhou ainda na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em diversas áreas, tais como: urbanização de favelas, notadamente Paraisópolis; revisão do Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo, em 2014. É também Professor de Projeto Arquitetônico, Habitação Coletiva baixa e alta densidade; Projeto Arquitetônico Intervenções Urbanas e Projeto Arquitetônico Tópicos Executivos na Universidade Paulista (UNIP).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Pessoas interessadas
Vagas: 60
Data: 30/11/2024. Sábado
Horário: 10:00 às 13:00
Local: CEA UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268