Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente realiza 3º Congresso Brasileiro de Trilhas
Programas para a implementação e conservação das trilhas marcaram a terceira edição do evento
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Entre os dias 14 a 17 novembro, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou o 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, que aconteceu no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas com a Prefeitura Municipal de São Paulo, o evento discutiu temas como sustentabilidade, preservação das trilhas, turismo responsável, inovação e um futuro mais consciente ao meio ambiente.
O 3º Congresso Brasileiro de Trilhas contou com a presença de representantes do poder público, gestores de unidades de conservação, povos originários e comunidades tradicionais, pesquisadores, profissionais do meio ambiente, turismo, saúde, educação, comunicação e outros ramos, estudantes, montanhistas, ciclistas e demais envolvidos nas atividades de trilhas do Brasil.
Representando a SVMA, o secretário Rodrigo Ravena esteve presente na cerimônia de abertura do congresso ao lado de outras figuras importantes como João Paulo Capobianco, secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA); Fabiana Oliveira, coordenadora-geral do Ministério do Turismo (MTUR); Mauro de Oliveira Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Roberto Lucena, secretário da Secretaria de Turismo de SP (Setur-SP); Mário Mantovani, presidente da Fundação Florestal (FF); Hugo de Castro, presidente da Rede de Trilhas Brasileiras; e Pedro da Cunha e Menezes, diretor da Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima.
As autoridades debateram sobre o futuro das trilhas brasileiras, com ênfase nos pilares de conservação, recreação e lazer, e geração de emprego e renda. As trilhas são importantes ferramentas de acesso e conexão às áreas naturais protegidas.
“Biodiversidade é essencial. A gente precisa proteger tudo, mas a gente tem que integrar tudo. Eu quero gente andando nas trilhas, eu quero gente recebendo quem vem visitar a cidade nas trilhas, quem vem fazer ecoturismo, quem vem fazer agroturismo, quem vem ajudar a cidade a preservar”, destacou Ravena no seu discurso durante o encontro.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Com entrada gratuita ao público, o Congresso englobou painéis, palestras, reuniões, workshops práticos, exposições, mostras de cinema, discussões de políticas, dinâmicas e outras atividades em parques, como no da Varginha - administrado pela gestão da SVMA. A programação iniciou às 09h, muitas vezes, com encerramento às 20h.
A Rede Trilhas é um dos principais meios de fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que busca promover a proteção do meio ambiente. As outras edições do evento aconteceram em Goiânia-GO (2022) e Niterói-RJ (2023).
As trilhas são responsáveis em aproximar as pessoas da natureza ou proporcioná-las entretenimento e educação ambiental. Em 2023, o Brasil foi eleito como o melhor destino do mundo para o Ecoturismo.
De acordo com o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, “Sediar o Congresso Brasileiro de Trilhas e implantar uma trilha de longo curso em São Paulo mostra que a cidade vai muito além do urbano e pode também ser ponto importante de ecoturismo e turismo de aventura”, afirma.
Siga a SVMA nas redes sociais