Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Quarta-feira, 7 de Maio de 2025 | Horário: 13:38
Compartilhe:

Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum aumenta em mais de seis vezes as viagens de bicicleta entre Pinheiros e Butantã

Nova estrutura também impulsionou o uso da rede cicloviária nos dois bairros

Inaugurada em fevereiro de 2025 pela Prefeitura de São Paulo, a Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, na zona Oeste, já se consolidou como uma rota de grande importância para os ciclistas da cidade. O número de viagens realizadas por ciclistas para cruzar o Rio Pinheiros, entre os bairros de Pinheiros e Butantã, foi seis vezes maior no mês em que a estrutura para bikes foi aberta, em comparação à média mensal registrada no local em 2024. A quantidade de deslocamentos aumentou de 477 por mês durante o ano passado, quando os ciclistas ainda utilizavam a Ponte Bernardo Goldfarb, para 2.870, durante o mês da inauguração da ciclopassarela.

O levantamento foi realizado pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) com base nos dados da Strava Metro, plataforma que registra viagens de usuários do aplicativo Strava.

Aumento de viagens na rede cicloviária da região
A ciclopassarela também aumentou o movimento nas ciclovias e ciclofaixas de ruas conectadas à nova estrutura.  Em Pinheiros, a ciclofaixa da Rua Eugênio de Medeiros, no sentido da Rua Butantã, o trecho entre as ruas Pascoal Bianco e Butantã passou de 90 viagens em fevereiro do ano passado para 1.725 no segundo mês de  2025. No mesmo trecho, mas no sentido oposto, o número de viagens aumentou de 275 para 3.680.

No Butantã, a ciclofaixa da Avenida Vital Brasil, na altura da Praça Jorge Lima, sentido Bairro, foram 810 viagens em fevereiro de 2024 e 3.220 no mesmo mês de 2025.  Já no sentido oposto, os deslocamentos  aumentaram de 2.280 para 2.665 no período comparado.

Por fim, o levantamento constatou que dois novos trechos da rede cicloviária entregues à população junto com a ciclopassarela já registraram intensa utilização em seu primeiro mês de funcionamento: a ciclofaixa da Rua Teodoro Sampaio, no trecho entre a Rua Paes Leme e a Avenida Faria Lima, teve 3.005 viagens contabilizadas em fevereiro de 2025. Já a ciclofaixa da Rua Butantã, entre as ruas Eugênio de Medeiros e Paes Leme, contabilizou 2.395 deslocamentos no mesmo período.

A cidade de São Paulo tem atualmente a maior malha cicloviária do país, com 767,7 km de extensão. O Programa de Metas da Prefeitura prevê alcançar 1.000 km de vias dedicadas aos ciclistas até 2028.

collections
Galeria de imagens