Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito

Programa de Proteção ao Pedestre

O objetivo do Programa: respeitar o pedestre, resgatar os valores de proteção e ampliar a segurança para reduzir os índices de acidente por atropelamentos.

O pedestre é o personagem mais frágil no trânsito e consequentemente sua maior vítima. Aproximadamente 50% das vítimas fatais em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo são pedestres. Em 2010 foram registrados 7.007 atropelamentos.

Estes dados evidenciem a necessidade de reformular o tratamento que é dado ao pedestre no trânsito de nossa cidade. Por este motivo, a Secretaria provoca uma nova circunstância que possibilita à população reconhecer a existência de outras formas de conduta com melhores resultados do que as praticadas no cotidiano de nossa cidade.

Zona de Máxima Proteção ao Pedestre -  ZMPP

Para a execução do Programa foi criado a “Zona de Máxima Proteção ao Pedestre” (ZMPP), regiões onde serão implementadas ações de engenharia, educação e fiscalização, com o propósito de promover a segurança do pedestre na via.

As áreas onde o programa deverá iniciar foram escolhidas por responderem por 11,5% de todos os atropelamentos e serem pólos de concentração de pedestres, apesar de somarem apenas 1% do território do município. Serão oito regiões, a área do centro expandido e outros sete centros regionais.

O Programa abrangerá, inicialmente, as áreas delimitadas, para dar maior visibilidade às ações propostas em relação aos objetivos pretendidos, criando-se um modelo de convivência entre condutores e pedestres. No entanto, todas as regras estabelecidas para estas regiões serão aplicadas, ao longo do tempo, em toda a cidade.

O Programa Zona de Máxima Proteção ao Pedestre começará no centro expandido até a Av. Paulista, conforme ilustra o mapa.

Nesta área, existem 300 cruzamentos semaforizados, sendo que 224 deles possuem estágio ou tempo exclusivo para travessia de pedestres. Nos outros 76 cruzamentos, as conversões dos veículos deverão ser realizadas de forma compartilhada, onde os condutores deverão respeitar a prioridade de passagem do pedestre.

Nesta área, serão adotadas as seguintes intervenções físicas:

  • Manutenção e implantação de novas faixas de travessia;
  • Implantação de 470 placas educativas com a mensagem: “Na conversão a preferência é do pedestre”;
  • Iluminação de faixas de travessia;
  • Limpeza da calçada (remoção do lixo);
  • Remoção de bancas de jornal e ambulantes;
  • Rebaixamento de guias;
  • Durante a fase de implantação do Programa, serão realizadas ações educativas:
  • Orientação de travessia;
  • Apresentação de peça teatral de rua;
  • Realização de artes-cênicas (mímicos) nas travessias;
  • Apresentação de peça teatral em escolas do Ensino Médio da região;
  • Atendimento às Escolas/Instituições com atividades educativas realizadas no CETET
  • Realização de palestras de educação de trânsito em empresas;
  • Quando iniciar a fiscalização, esta observará os seguintes aspectos:
  • Fiscalização de trânsito nos artigos específicos à segurança do pedestre, conforme descrição no próximo item.
  • Fiscalização pelas Subprefeituras do uso inadequado da calçada (mesas de bares, lojas, avanço de mercadoria, mobiliário urbano);

Ao lado destas medidas, haverá uma ampla divulgação do Programa em todos os segmentos da sociedade, por meio de campanha de mídia, distribuição de material gráfico, dentre outras.
 
Fiscalização

No início da implantação do Programa os agentes de trânsito irão orientar condutores e pedestres a respeito das regras de convivência. Após esta fase inicial, cuja duração se definirá no decorrer do Programa, será iniciada a fiscalização de trânsito também nos enquadramentos relacionados com o respeito ao pedestre.

Informações Estatísticas

Com relação aos veículos envolvidos nos atropelamentos
 

  • 51% são automóveis;
  • 30,3% são motocicletas;
  • 10,4% são ônibus;
  • 2,4% são caminhões
  • O,4% são bicicletas; e
  • 5,5% não têm informações.

Situação

  • 83% dos pedestres mortos estavam atravessando a rua;
  • 10% parados ou andando na pista;
  • 7% sobre a calçada.

Outras informações

  • 36% dos mortos são idosos;
  • São atropelados mais homens do que mulheres (24,5% a mais);
  • 16% dos mortos tinham idade entre 20 e 29 anos;
  • O horário de maior concentração de atropelamentos é entre 18 e 20 horas;
  • Há mais atropelamentos nas madrugadas de sábados e domingos do que nas madrugadas de outros dias;
  • Há mais atropelamentos nas sextas feiras e nos sábados do que nos outros dias da semana (12,5% a mais).

Orientações Gerais para Condutores e Pedestres

Pequenos gestos tanto de condutores quanto de pedestres salvam vidas.

Código de Trânsito Brasileiro

Artigos que tratam da proteção ao pedestre

Treinamento

Os condutores do transporte público receberão treinamento para mudança de atitude em relação ao pedestre.