Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
SMT anuncia criação de motofaixa no corredor da Avenida Vergueiro
Começam na segunda quinzena deste mês as obras da faixa exclusiva para motocicletas no corredor das avenidas Vergueiro e Liberdade.
A nova motofaixa terá extensão de 3,5 km em cada sentido (7 km no total), vai ligar a Zona Sul, a partir da Avenida Lins de Vasconcelos, ao Centro da cidade, e servirá como alternativa ao corredor da Avenida 23 de Maio (croqui anexo).
Avaliação da motofaixa da Avenida Sumaré
A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006. A adoção da primeira faixa exclusiva de motos do Brasil, que fez parte de inúmeras alterações viárias na região, provocou uma série de mudanças naquele corredor.
- Aumento do número de motos que circulam pela Avenida Sumaré: de acordo com medições feitas pela CET, o volume de motos saltou de 300 motos/hora, em 2005, para 480 motos/hora em 2008, o que corresponde a um crescimento de 60% do fluxo de motos em circulação naquela via.
- Segregação automóveis/motos: ao contrário do que ocorria antes, as motos agora ficam compartilhada em um mesmo espaço exclusivo, o que traz características únicas à operação da via.
- Adaptação do viário: a implantação da motofaixa foi feita junto com uma série de outras mudanças na Avenida Sumaré/Paulo VI.
3.1 Abertura de dois novos cruzamentos (com a Rua Vanderlei e com a Rua Alves Guimarães);
3.2 Instalação de semáforos nos novos cruzamentos;
3.3 Mudança de sentido de transversais para criação de binários;
3.4 Eliminação de vagas de estacionamento para liberação das faixas ao trânsito;
3.5 Redução da largura das faixas para circulação de veículos em geral;
3.6 Instalação de nova sinalização de advertência para pedestres.
Os números mostraram que a motofaixa proporcionou mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto para as motocicletas quanto para carros.
Total de acidentes
Apesar do grande aumento do número de motocicletas em circulação na via - somente no período entre 2007 e 2008 foi de 20% -, e do aumento constante da frota da Capital, desde o início houve queda percentual no número total de acidentes, com uma posterior e significativa queda , tanto percentual, quanto em números absolutos.
Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (total)
Acidentes com carros
Ao analisar os números, isolando motos e carros, percebe-se uma redução extraordinária na quantidade de acidentes envolvendo carros (diminuição de 50%), comprovando que a ausência de motos circulando entre os veículos melhora a segurança dos motoristas de carros e dos próprios motociclistas .
Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo carros)
Acidentes com motocicletas
Em relação aos acidentes envolvendo motocicletas, em um primeiro momento
houve uma diminuição proporcional , em face do grande crescimento da quantidade total de motociclistas que passaram a utilizar o corredor. Enquanto o fluxo de motos no eixo Sumaré/Paulo VI cresceu 20% entre 2007 e 2008, o volume de acidentes cresceu 14%. Dessa forma, houve uma redução do número de acidentes por motocicleta em circulação.
Importante, ainda, salientar que, pós a adaptação inicial, a quantidade de acidentes envolvendo motos continua sendo reduzida, não só em números absolutos, mas também proporcionalmente, projetando para 2009 um patamar inferior ao registrado em 2007, conforme mostra a tabela abaixo.
Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo motos)
Próximos ajustes
No momento, com a continuidade dos estudos, a CET está fazendo ajustes para uma maior redução dos acidentes.
Já foram instalados dois radares fotográficos nos cruzamentos com a Rua Dr. Homem de Melo e a Rua Vanderlei, capazes de fiscalizar conversões proibidas. Os equipamentos aguardam a homologação do INMETRO para começar a operar. Também foi instalado um radar de fiscalização de velocidade especificamente para as motos, que entrou em atividade em setembro de 2009.
Além disso, foi autorizada a realização de obra física para adequação da curva próxima à Rua Apiacás, no sentido Pinheiros, para torná-la mais segura (croqui anexo).
E toda a sinalização horizontal será reforçada para chamar mais a atenção de motoristas e motociclistas.
Características da motofaixa do eixo Vergueiro/Liberdade
Toda essa experiência foi aproveitada na concepção do projeto da nova motofaixa no eixo Vergueiro/Liberdade. Ela ocupará a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, e contará com o mesmo padrão de sinalização, seguindo os padrões de marcas e cores indicados no Código de Trânsito Brasileiro. Serão 8.240 m² de pintura de solo, 2.500 tachas refletivas no solo, 760 unidades de gradil, 480 placas de regulamentação/advertência e 70 placas de orientação.
Para evitar interferências na faixa exclusiva de motos, serão suprimidas conversões à esquerda nos seguintes cruzamentos:
Sentido Centro
Av. Prof. Noé de Azevedo x Praça Dr. Teodoro de Carvalho;
R. Vergueiro x R. Joaquim Távora;
R. Vergueiro x R. Machado de Assis (retorno);
R. Vergueiro x R. Dr. Nicolau de Sousa Queirós.
Sentido Bairro
R. Vergueiro x R. Baltazar Lisboa.
Os movimentos de conversão serão substituídos por retornos de quarteirão, devidamente orientados por placas.
Também será instalada sinalização educativa no eixo Norte-Sul orientando os motociclistas para que utilizem a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade.
Coordenadoria de Comunicação - SMT
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk