Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Zona Norte passa por racionalização e modernização das linhas
240 mil usuários da região serão beneficiados com ônibus mais rápidos e maior oferta de lugares
A São Paulo Transporte (SPTrans) implantou, a partir deste sábado, dia 9 de janeiro de 2010, um novo modelo de organização das linhas que atendem à Zona Norte da Cidade.
A reorganização da rede de transporte municipal urbano vai tornar a gestão das linhas mais eficiente e moderna e melhorar o atendimento aos moradores da região.
O processo de racionalização do sistema prevê:
- Ajustes de itinerários com redução de sobreposição de linhas
Efeito: Aumento da fluidez do trânsito permitindo maior velocidade dos ônibus
- Ajustes de itinerários com redução de sobreposição de linhas
Efeito: Aumento da fluidez do trânsito permitindo maior velocidade dos ônibus
- Alteração e ajustes na localização de pontos terminais. Reorganização dos terminais Santana e Belém
Efeito: Melhoria do conforto e da segurança dos passageiros
Efeito: Melhoria do conforto e da segurança dos passageiros
- Criação de novas linhas e serviços
Efeito: Aumentar as opções de atendimento às estações do Sistema Metroviário
Efeito: Aumentar as opções de atendimento às estações do Sistema Metroviário
- Adequação da frota às novas características das linhas
Efeito: Aumento de 20% na oferta de lugares na hora/pico
Efeito: Aumento de 20% na oferta de lugares na hora/pico
- Reformulação e adequação do número de partidas
Efeito: Melhoria na regularidade da operação
Efeito: Melhoria na regularidade da operação
- Unificação de serviços para eliminar a concorrência entre os operadores
Efeito: Melhor distribuição dos serviços entre empresas e maior regularidade na freqüência do serviço
Efeito: Melhor distribuição dos serviços entre empresas e maior regularidade na freqüência do serviço
No total serão alteradas 42 linhas, principalmente na região do Tucuruvi, com demanda de 240 mil passageiros por dia e cerca de 400 veículos, beneficiando, em geral, todos os bairros envolvidos na readequação, por causa da melhora da regularidade do serviço e do aumento da oferta de lugares.
Para efeito de gestão do transporte coletivo, São Paulo está dividida em oito áreas e a Zona Norte corresponde à área 2, localizada entre a Rodovia Fernão Dias, a Av. Pres. Castelo Branco (Marginal Tietê) e Av. Inajar de Souza.
Nessa área estão incluídas seis estações do Metrô (Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru e Portuguesa-Tietê) e dois terminais: Cachoeirinha e Casa Verde.
A área 2, que atinge os distritos de Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Medeiros, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Nova Cachoeirinha, Mandaqui, Limão, Casa Verde e Santana, opera com 1.732 veículos, distribuídos em 182 linhas de ônibus, transportando uma média de 1,15 milhão de passageiros por dia.
Preocupada com o bem estar dos passageiros a SPTrans comunicou as mudanças nos jornais de bairro, no Jornal do Ônibus (informativo afixado nos veículos da frota municipal) e no site www.sptrans.com.br, além reuniões dos técnicos da SPTrans com os líderes de todas as comunidades envolvidas nesta reorganização.
"Com as mudanças, a SPTrans vai aumentar a velocidade dos veículos e diminuir o tempo de espera dos passageiros, com um maior número de partidas e principalmente com mais lugares nos ônibus, já que as linhas mais movimentadas receberão veículos maiores e até articulados, ampliando a capacidade de atendimento na região", comentou o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans Alexandre de Moraes.
As novas medidas estão sendo implantadas em duas fases: a primeira começou neste último final de semana (9 de janeiro de 2010), beneficiando cerca de 140 mil passageiros; e a segunda será implantada no dia 23 de janeiro, atingindo aproximadamente 100 mil usuários.
Reorganização da Área 2 – 1ª Fase – a partir do dia 9 de janeiro de 2010
Bairro
|
Linha/Denominação | Linha/Denominação | |
Vila Rosa | 1018/10 Vila Rosa - Santana | Passam a ser | 1018/10 Vila Rosa - Santana |
1795/10 Vila Rosa - Santana | |||
Jd. Cachoeira | 1783/51 Cachoeira Dib - Metrô Tucuruvi | Passam a ser | 1783/51 Cachoeira Dib - Metrô Tucuruvi |
1714/10 Jd. Tremembé - Metrô Santana | |||
1712/10 Jd. Cachoeira - Terminal Parada Inglesa | |||
Vila Albertina | 1016/10 Cem. do Horto - Center Norte | Passam a ser | 1016/10 Cem. do Horto - Center Norte |
1777/10 Cem. do Horto - Metrô Tucuruvi | |||
Jd. Fontalis | 1788/10 Jd. Fontalis - Metrô Santana | Passam a ser | 1788/10 Jd. Fontalis - Metrô Santana |
1784/10 Estr. Campo Limpo - Metrô Santana | |||
Vila Nova Galvão | 1704/10 Vila Nova Galvão - Santana | Passa a ser | 1782/31 Vila Nova Galvão - Metrô Santana |
Edu Chaves | 1715/10 Parque Edu Chaves - Metrô Parada Inglesa | Passam a ser | 1767/10 Edu Chaves - Metrô Tucuruvi |
1767/10 Edu Chaves - Metrô Tucuruvi | |||
Jd. Brasil | 2183/10 Jd. Brasil - Metrô Belém | Passam a ser | 172R/10 Jaçanã - Metrô Belém |
172R/10 Jaçanã - Metrô Belém |
Reorganização da Área 2 – 2ª Fase – a partir do dia 23 de janeiro de 2010
Bairro | Linha/Denominação | Linha/Denominação | |
Jd. Joana D'Arc e Jd. Joamar | 1784/41 Furnas - Metrô Santana | Passam a ser | 1709/10 Jd. Joana D'Arc - Metrô Tucuruvi |
1709/10 Jd. Joamar - Metrô Tucuruvi | |||
Vila Sabrina | 174M/41 Vila Sabrina - Metrô Tucuruvi | Passa a ser | 1720/21 Vila Sabrina - Metrô Tucuruvi |
Jaçanã e Pq. Novo Mundo | 1050/10 Pq. Novo Mundo - Jaçanã | Passam a ser | 351F/41 Jaçanã - Pq. Novo Mundo |
2761/10 Pq. Novo Mundo - Metrô Tatuapé | 172X/10 Pq. Novo Mundo - Metrô Tatuapé | ||
172X/10 Pq. Novo Mundo - Metrô Tatuapé | |||
Jova Rural | 1789/21 Jova Rural - Metrô Santana | Passam a ser | 1701/10 Jova Rural - Metrô Carandiru |
1701/10 Jova Rural - Metrô Carandiru | |||
Vila Airosa e Jd. Fontalis | 1002/10 Cem. Pq. dos Pinheiros - Mandaqui | Passam a ser | 1773/10 Cem. Pq. dos Pinheiros - Mandaqui |
1773/10 Vila Airosa - Metrô Santana | 1773/41 Vila Airosa - Metrô Santana | ||
1703/10 Campo Limpo - Center Norte | 1703/10 Jd. Fontalis - Center Norte |
Assessoria de Imprensa - SPTrans
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