Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

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Sexta-feira, 3 de Maio de 2013 | Horário: 08:34
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CET testa nova sinalização de solo para motos e bikes na Rebouças a partir de segunda-feira, 06

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O modelo é inédito pois será implantado ao lado de um corredor de ônibus da via. Caixa de acomodação para motos e bicicletas fica entre a faixa de pedestres e a linha de retenção dos veículos

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está testando uma nova sinalização horizontal, em caráter piloto, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. O novo bolsão começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 06, na Avenida Rebouças (sentido Centro), na inserção com a Rua Estados Unidos, nos Jardins.

A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular, aguardando o mesmo se abrir. Esse bolsão foi implantado na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril.

Conforme mencionado, o bolsão será ativado nesta segunda-feira na Rebouças. A diferença para o cruzamento do Centro é que o da Rebouças será colocado ao lado do corredor de ônibus existente ao longo da via. Vale ressaltar que o corredor será preservado. A reserva será feita a partir da sinalização do trecho exclusivo para ônibus. Portanto, irá ocupar duas, das três faixas de rolamento existentes.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico: Mortes no trânsito de São Paulo Capital

 
Critérios para definição dos locais

Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. No cruzamento formado pelo Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo e Rua Cel. Xavier de Toledo, contagem feita pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na hora-pico manhã (das 9 às 10 horas) e 686 motocicletas e 51 bicicletas na hora-pico tarde (das 16h30 às 17h30). Já na Av. Rebouças, no sentido Centro, onde está a segunda caixa de acomodação, transita um volume médio de 3.700 motos no pico da manhã (das 7 às 10 horas).

A iniciativa tem como objetivos:

  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; 
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Pesquisa de percepção

A CET está analisando o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade. Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização. Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto. A intenção da Companhia é expandir o bolsão para outros pontos da cidade, onde há grande concentração veicular, bem como de motos e ciclistas.

Também nessa fase inicial é importante frisar que as autuações não estão sendo registradas. Como já mencionado, trata-se de um trabalho piloto na área de Segurança Viária, portanto, os agentes da CET estão fazendo um trabalho educativo, orientando a todos.

No Viaduto do Chá, a caixa de acomodação tem 5 metros de comprimento; na Av. Rebouças, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação. Vale destacar por fim que a área de espera exclusiva na Av. Rebouças em nada interfere com o corredor de ônibus existente naquela via, que foi preservado.

As figuras a seguir são meramente ilustrativas.

Caixa de acomodação para motos e bicicletas na Av. Rebouças x R. Estados Unidos:

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