Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013 | Horário: 08:26
Compartilhe:

Operação Frente Segura - CET implanta área de espera para motos e bicicletas na Rua Teodoro Sampaio

Após colocar a caixa de acomodação no Viaduto do Chá e na Av. Rebouças, cruzamento das ruas Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann ganha o terceiro bolsão com sinalização mais clara

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem testando uma nova sinalização horizontal, em caráter piloto, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da Operação Frente Segura lançada este ano pela CET para criar uma área de acomodação mais segura para veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura de semáforo.

O mais recente bolsão já está funcionando na interseção das ruas Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann, com um diferencial: além do pictograma da motocicleta, há uma figura, ao lado, de bicicleta demarcada no chão. A sinalização é reforçada ainda com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

A caixa de acomodação está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular, aguardando o mesmo se abrir. Ela foi implantada, primeiro, na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril. Em 6 de maio, o Frente Segura foi sinalizado na Av. Rebouças, junto à Rua Estados Unidos. O Box da Teodoro Sampaio, portanto, é o terceiro existente na cidade. Ele possui sete metros de cumprimento.

Atenção aos vulneráveis

 

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico:
Mortes no trânsito de São Paulo Capital



Critérios para definição dos locais

Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. Pela Rua Teodoro Sampaio, no pico da manhã, passa um volume de mais de 1.200 motos em direção ao Centro. Já no cruzamento formado pelo Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo e Rua Cel. Xavier de Toledo, contagem feita pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na hora-pico manhã (das 9 às 10 horas) e 686 motocicletas e 51 bicicletas na hora-pico tarde (das 16h30 às 17h30). E finalmente na Av. Rebouças, no sentido Centro, transita um volume médio de 3.700 motos no pico manhã.

A iniciativa tem como objetivos:

  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; 
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.


Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

No Viaduto do Chá, a área de espera exclusiva tem 5 metros de comprimento; na Av. Rebouças e na Rua Teodoro Sampaio, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação nesses locais. Na Av. Rebouças – vale lembrar – o box em nada interfere com o corredor de ônibus existente naquela avenida, que foi preservado.

As figuras a seguir são meramente ilustrativas:

Caixa de acomodação para motos e bicicletas na Rua Teodoro Sampaio com Rua Henrique Schaumann:

 

Caixa de acomodação para motos e bicicletas na Av. Rebouças x R. Estados Unidos:




Assessoria de Imprensa - CET

collections
Galeria de imagens