Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito

Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 | Horário: 09:57
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Operação Frente Segura - CET implanta mais quatro bolsões de espera para motos e bicicletas na Av. Rebouças

Cruzamento da Av. Rebouças com avenidas Henrique Schaumann/Brasil terá caixas de acomodação nas quatro aproximações Medida visa tornar espera pela abertura do semáforo mais segura para os condutores dos veículos sobre duas rodas

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem testando uma nova sinalização horizontal, em caráter piloto, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada no final de abril pela CET para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo.

O mais recente bolsão foi criado ontem (13/06) à noite na interseção da Av. Rebouças com as avenidas Henrique Schaumann e Brasil, com um diferencial: são, ao todo, quatro bolsões sinalizados nas quatro aproximações deste macro cruzamento. Eles medem 5 metros de comprimento cada um, exceto o da Av. Rebouças no sentido Bairro/Centro que possui 7 metros de extensão, e estão nos seguintes pontos:

  1. Na Av. Rebouças, no sentido Centro/Bairro, ocupando duas faixas de rolamento de um total de três. A faixa destinada ao corredor de ônibus não tem o box, tendo sido, portanto, preservada à circulação exclusiva do transporte coletivo;
  2. Na Av. Rebouças, no sentido Bairro/Centro, com 7 metros de comprimento, ocupando duas faixas de rolamento de um total de três. A faixa destinada ao corredor de ônibus não tem o box, tendo sido, portanto, preservada à circulação exclusiva do transporte coletivo;
  3. Na Av. Henrique Schaumann, no sentido Pinheiros/Ibirapuera, ocupando as seis faixas de rolamento;
  4. Na Av. Brasil, no sentido Ibirapuera/Pinheiros, ocupando as seis faixas de rolamento.

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bikes.

Nos próximos dias, a Rua Líbero Badaró, na região central da cidade, também receberá a Operação Frente Segura em dois pontos: próximo ao Viaduto do Chá e próximo à travessia da Praça do Patriarca.

Para melhor visualização do projeto mais recente executado na Av. Rebouças, abaixo, veja o croqui dos quatro novos boxes:

Caixas de acomodação para motos e bicicletas no cruzamento das avenidas Rebouças x Henrique Schaumann x Brasil



Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico:
Mortes no trânsito de São Paulo Capital



Especialmente na interseção das avenidas Rebouças x Henrique Schaumann x Brasil, a CET registrou 19 acidentes, não necessariamente fatais, envolvendo motos no período de janeiro de 2011 até outubro de 2012.

Critérios para definição dos locais
Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).

A iniciativa da Frente Segura tem como objetivos:

  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; 
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

    Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Histórico
A primeira caixa de acomodação foi implantada na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril. Em 06 de maio, a Frente Segura foi sinalizada na Av. Rebouças, junto à Rua Estados Unidos. Na segunda quinzena de maio, surgiu o box da Rua Teodoro Sampaio, esquina com a Av. Henrique Schaumann.

No Viaduto do Chá, a área de espera exclusiva tem 5 metros de comprimento; na Av. Rebouças x R. Estados Unidos e na Rua Teodoro Sampaio x Av. Henrique Schaumann, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação nesses locais.

Na Av. Rebouças – vale reiterar – o box em nada interfere com o corredor de ônibus existente naquela avenida, que foi totalmente preservado.

As figuras a seguir são meramente ilustrativas:

3ª. Caixa de acomodação para motos e bicicletas na Rua Teodoro Sampaio com Av. Henrique Schaumann:



2ª. Caixa de acomodação para motos e bicicletas na Av. Rebouças x R. Estados Unidos:



1ª. Caixa de acomodação para motos e bicicletas no Viaduto do Chá:



Departamento de Imprensa - CET





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