Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 4 de Outubro de 2013 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Operação Dá Licença para o Ônibus – CET e SPTrans prolongam a faixa exclusiva existente na Radial Leste a partir desta segunda-feira, 07/10

Mais 20,5 km de faixas exclusivas serão ativados a partir de 7 de outubro. Desse total, 10,5 km estarão na Radial Leste, onde os ônibus terão prioridade no sentido Centro das 5 às 9 horas; no sentido Bairro, das 16 às 21 horas, de segunda a sexta-feira. Com as novas faixas desta segunda-feira (07/10), malha criada pela atual gestão chegará a 224,6 km neste ano.

Mapa da Região

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (07/10), um prolongamento de 10,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas seguintes vias que compõem a Radial Leste: Av. Conde de Frontin, Av. Antônio Estevão de Carvalho, Rua Doutor Luiz Ayres, Túnel Jornalista Odon Pereira e Avenida José Pinheiros Borges, nos bairros da Vila Matilde, Vila Guilhermina, Cidade Patriarca, Vila Santa Tereza, Arthur Alvim e Itaquera, todos na Zona Leste da cidade.

A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira no sentido Centro das 5 às 9 horas e, no sentido Bairro, das 16 às 21 horas. Abaixo os novos trechos da Radial Leste onde passa a valer a prioridade à direita do transporte público (vide croqui):

No sentido Centro:

  • Na Av. José Pinheiro Borges, no trecho entre a Rua Itagimirim e o Túnel Jornalista Odon Pereira;
  • Túnel Jornalista Odon Pereira, em toda a extensão;
  • Na Rua Doutor Luiz Ayres, entre o Túnel Jornalista Odon Pereira e a Av. Antônio Estevão de Carvalho;
  • Na Av. Antônio Estevão de Carvalho, entre a Rua Dr. Luiz Ayres e a Av. Conde de Frontin;
  • Na Av. Conde de Frontin, entre a Av. Antônio Estevão de Carvalho e a Av. Aricanduva.

No sentido Bairro:

  • Na Av. Conde de Frontin, entre as avenidas Aricanduva e Antônio Estevão de Carvalho;
  • Na Av. Antônio Estevão de Carvalho, entre a Av. Conde de Frontin e a Rua Dr. Luiz Ayres;
  • Na Rua Dr. Luiz Ayres, entre as avenidas Antônio Estevão de Carvalho e Padre Estanislau de Campos;
  • Túnel Jornalista Odon Pereira, em toda a extensão;
  • Na Av. José Pinheiro Borges, entre o Túnel Jornalista Odon Pereira e o acesso à Avenida David Domingues Ferreira.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

No dia 07/10, ao todo, serão inaugurados 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chegará a 224,6 km. O feito representa o alcance da meta de 220 km de faixas exclusivas para ônibus prometidos pela Prefeitura até o fim de 2013.

Para sinalizar estes 10,5 km de faixa exclusiva na Radial Leste estão sendo usadas 174 placas de trânsito e 2.420 m² de sinalização horizontal.

Vale lembrar que a Radial Leste já dispõe de faixa exclusiva para ônibus que, no sentido Centro, ia da Av. Aricanduva até a Rua da Figueira e, no sentido Bairro, compreendia o trecho entre a Rua da Figueira e a Rua Pinhalzinho. Portanto, os 10,5 km novos representam um prolongamento da faixa exclusiva já existente nesse eixo.

População beneficiada

Pela Av. Conde de Frontin, na Radial Leste, circulam 19 linhas de ônibus municipais no sentido Bairro, transportando 134.246 passageiros/dia útil. No sentido Centro, são 16 linhas de ônibus levando 95.397 pessoas por dia útil. A freqüência média é de 79 ônibus/hora nos horários de picos.

Fiscalização

A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 21/10, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não interferir na fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Outras faixas já implantadas na Capital

Departamento de Imprensa - CET

collections
Galeria de imagens