Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Projeto Frente Segura – Cidade terá 50 bolsões de espera para motos e bicicletas. Esta semana serão instalados mais 29 na região da Consolação
Para melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está ampliando as áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas na cidade. Ainda esta semana serão implantados 29 bolsões em sete cruzamentos da Rua da Consolação. A via foi escolhida para receber um grande número destes projetos por concentrar um fluxo considerável de motos transitando no local.
Segundo o Relatório de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP), circulam pela Rua da Consolação, entre as ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, 1.859 motos pela manhã no sentido Centro e 2.256 no período da tarde, neste mesmo sentido. Já no sentido Bairro, circulam por este mesmo trecho 1.683 motos no pico manhã e 1.436 no pico tarde. O DSVP é produzido anualmente pela CET. Os números, portanto, são de 2012.
Com estas implantações a cidade contará com 50 bolsões de acomodação. Outros 31 locais também receberão esta sinalização em breve. Abaixo o cronograma de implantações:
Programado para a semana de 07/10 |
Endereço |
Qtde de Box |
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Rua da Consolação x Av. Paulista |
3 |
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Rua da Consolação x Rua Antônio Carlos |
3 |
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Rua da Consolação x Rua Fernando de Albuquerque |
5 |
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Rua da Consolação x Rua Pedro Taques |
2 |
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Rua da Consolação x Rua Caio Prado |
5 |
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Rua da Consolação x Rua Dna Antônia de Queiroz |
9 |
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Rua da Consolação x Rua Piauí |
2 |
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Total |
29 |
Futuros locais |
Endereço |
Qtde de Box |
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Rua Colombia x Av. Brasil |
4 |
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Av. Tiradentes x R. João Teodoro |
6 |
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Av. Conde de Frontin x Av. Aricanduva |
3 |
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Rua Melo Freire x Rua Itapura |
3 |
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Rua Melo Freire x Rua Fernandes Pinheiro |
3 |
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Av. Alcantara Machado x Rua Hipodromo |
4 |
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Av. Rudge x Rua Sergio Tomás |
4 |
|
Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias |
4 |
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Total |
31 |
Projetos implantados |
Endereço |
Qtde de Box |
24/04/13 |
Viaduto do Chá x Rua Xavier de Toledo |
1 |
06/05/13 |
Av. Rebouças x Rua Estado Unidos B/C |
1 |
17/05/13 |
Rua Teodoro Sampaio x Av. Henrique Schaumann |
1 |
14/06/13 |
Rua Libero Badaró x Viaduto do Chá |
2 |
13/06/13 |
Av. Rebouças x Av. Henrique Schaumann x Av. Brasil |
4 |
15/07/13 |
Av. Rebouças defronte ao nº 353 B/C |
1 |
15/07/13 |
Av. Rebouças x Rua Estado Unidos C/B |
1 |
27/07/13 |
Av. Rio Branco x Av. Ipiranga |
3 |
05/08/13 |
Av. Prof. Fco. Morato x Av. Vital Brasil |
3 |
05/08/13 |
R. Cons. Crispiniano x Av. São João |
1 |
20/08/13 |
Rua Melo Freire x Rua Apucarana |
3 |
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Total implantado |
21 |
Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.
Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.
Gráfico: Mortes no trânsito de São Paulo Capital
Critérios para definição dos locais
Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).
A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos:
a) proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
b) aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
c) dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
d) diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.
Departamento de Imprensa - CET
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