Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Terça-feira, 8 de Outubro de 2013 | Horário: 12:01
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Projeto Frente Segura – Cidade terá 50 bolsões de espera para motos e bicicletas. Esta semana serão instalados mais 29 na região da Consolação

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Para melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está ampliando as áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas na cidade. Ainda esta semana serão implantados 29 bolsões em sete cruzamentos da Rua da Consolação. A via foi escolhida para receber um grande número destes projetos por concentrar um fluxo considerável de motos transitando no local.

Segundo o Relatório de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP), circulam pela Rua da Consolação, entre as ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, 1.859 motos pela manhã no sentido Centro e 2.256 no período da tarde, neste mesmo sentido. Já no sentido Bairro, circulam por este mesmo trecho 1.683 motos no pico manhã e 1.436 no pico tarde. O DSVP é produzido anualmente pela CET. Os números, portanto, são de 2012.

Com estas implantações a cidade contará com 50 bolsões de acomodação. Outros 31 locais também receberão esta sinalização em breve. Abaixo o cronograma de implantações:

Programado para a semana de 07/10

Endereço

Qtde de Box

 

Rua da Consolação x Av. Paulista

3

 

Rua da Consolação x Rua Antônio Carlos

3

 

Rua da Consolação x Rua Fernando de Albuquerque

5

 

Rua da Consolação x Rua Pedro Taques

2

 

Rua da Consolação x Rua Caio Prado

5

 

Rua da Consolação x Rua Dna Antônia de Queiroz

9

 

Rua da Consolação x Rua Piauí

2

 

Total

29

 

Futuros locais

Endereço

Qtde de Box

 

Rua Colombia x Av. Brasil

         4

 

Av. Tiradentes x R. João Teodoro

         6

 

Av. Conde de Frontin x Av. Aricanduva

         3

 

Rua Melo Freire x Rua Itapura

         3

 

Rua Melo Freire x Rua Fernandes Pinheiro

         3

 

Av. Alcantara Machado x Rua Hipodromo

         4

 

Av. Rudge x Rua Sergio Tomás

         4

 

Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias

         4

 

Total

        31

 

Projetos implantados

Endereço

Qtde de Box

24/04/13

Viaduto do Chá x Rua Xavier de Toledo

         1

06/05/13

Av. Rebouças x Rua Estado Unidos B/C

         1

17/05/13

Rua Teodoro Sampaio x Av. Henrique Schaumann

         1

14/06/13

Rua Libero Badaró x Viaduto do Chá

         2

13/06/13

Av. Rebouças x Av. Henrique Schaumann x Av. Brasil

         4

15/07/13

Av. Rebouças defronte ao nº 353 B/C

         1

15/07/13

Av. Rebouças x Rua Estado Unidos C/B

         1

27/07/13

Av. Rio Branco x Av. Ipiranga

         3

05/08/13

Av. Prof. Fco. Morato x Av. Vital Brasil

         3

05/08/13

R. Cons. Crispiniano x Av. São João

         1

20/08/13

Rua Melo Freire x Rua Apucarana

         3

 

Total implantado

        21

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico: Mortes no trânsito de São Paulo Capital

Critérios para definição dos locais

Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).

A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos:

a) proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;

b) aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

c) dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

d) diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

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