Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Operação Dá Licença para o Ônibus – Eixo das avenidas Antártica/Sumaré/Paulo VI/Henrique Schaumann ganha 3,9 Km de faixas exclusivas nesta segunda-feira, 18/11
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (18/11), 3,9 km de faixas exclusivas para ônibus no eixo formado pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann, na Zona Oeste da cidade. Os coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos dos corredores citados, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, nos seguintes trechos de vias (vide croqui anexo):
- Na Av. Antártica, logo após a Rua Barão de Tefé até a Praça Marrey Junior;
- Na Av. Sumaré, em toda a sua extensão;
- Na Av. Paulo VI, em toda a sua extensão;
- Na Av. Henrique Schaumann, no trecho entre a Av. Paulo VI e a Rua Cardeal Arcoverde.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
No dia 18/11, ao todo, serão inaugurados 7,4 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Dessa forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 264 km de vias segregadas para a circulação de ônibus por uma faixa de rolamento específica, na capital paulista.
Para sinalizar 3,9 km de faixas exclusivas neste importante eixo da Zona Oeste, serão implantadas 188 placas de trânsito e 4.200 m² de sinalização horizontal.
Alterações no sistema viário
Com os ônibus circulando à direita, o tráfego geral (exceto ônibus) terá até três faixas de rolamento remanescentes disponíveis nas avenidas Antártica, Paulo VI e Henrique Schaumann; na Av. Sumaré, serão duas faixas restantes à disposição.
A motofaixa existente à esquerda na Av. Sumaré será desativada. Em contrapartida, serão implantados bolsões do Projeto Frente Segura, da CET, junto aos principais cruzamentos da Av. Sumaré, Av. Paulo VI e Av. Antártica, a saber:
- Av. Paulo VI com Ruas Lisboa/ Capote Valente/Praça Márcia Aliberti Mammana
- Av. Sumaré com Praça Irmãos Karman/Ruas Min. Gastão Mesquita/Vanderlei/Caiubi/Bartira/João Ramalho/Apiacás/Dr. Homem de Melo/Praça Marrey Jr.
- Av. Antártica com Rua Antonio Thomaz
O Projeto Frente Segura é uma iniciativa da área de Segurança Viária da CET, surgiu em abril deste ano e consiste na criação de áreas exclusivas de espera semafórica para motocicletas e bicicletas, por meio de bolsões implantados entre a faixa de pedestres e os automóveis parados na retenção do vermelho do semáforo veicular. Ao todo, estão previstos 26 bolsões nas avenidas descritas acima, sendo 13 para cada sentido (Bairro e Centro).
Além dessas novidades, a rota de bicicletas existente na região sofrerá alteração de percurso no trecho da Av. Sumaré: os ciclistas oriundos da Rua Turiaçu, para atingirem as ruas Aimberê e Ministro Ferreira Alves, serão orientados a prosseguirem pela Rua Turiaçu até a Rua dos Caraíbas, acessando assim a Rua Ministro Ferreira Alves.
Para melhor entendimento das mudanças propostas no sistema viário, veja o croqui em anexo.
Desativação da motofaixa
Implantada em setembro de 2006 em caráter piloto, a faixa exclusiva para motocicletas no eixo das avenidas Sumaré/Paulo VI se localizava, até este ano, à esquerda dessas vias, junto ao canteiro central, em praticamente toda a sua extensão, perfazendo 3 km por sentido, desde a Praça Marrey Junior até a Rua Lisboa.
Com a inauguração da faixa exclusiva, faremos uma readequação de todo o espaço viário do eixo. O novo projeto irá permitir um compartilhamento mais harmônico desse espaço para aumentar a segurança de todos, principalmente motociclistas e pedestres, os agentes mais vulneráveis no trânsito. Em breve, também será implementada a padronização de velocidade na via.
Os dados estatísticos apontam que a implantação deste projeto (motofaixa) não representou num aumento da segurança dos motociclistas. Ao contrário disso. A CET concluiu um levantamento recente sobre acidentes e mortes envolvendo motociclistas nas avenidas Sumaré e Paulo VI: os números retratam um aumento de 152% na quantidade de acidentes com vítima compreendendo motocicletas. Embora em 2012 nenhum motociclista tenha morrido nas avenidas Sumaré e Paulo VI, no ano passado eles se envolveram em 58 acidentes de trânsito com vítima contra 23 ocorrências registradas em 2006, ano de estréia da motofaixa.
Em 2007, após um ano de funcionamento da motofaixa, 50 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas vitimaram fatalmente quatro motociclistas nas avenidas Sumaré e Paulo VI.
População beneficiada
Pelo eixo das avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro 14 linhas de ônibus, transportando 178.885 passageiros por dia útil. Em direção ao Bairro, passam 13 linhas levando 178.679 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 111 ônibus/hora nos horários de picos.
Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 02/12, a fiscalização será intensificada.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Recomendações ao público
- Respeite a sinalização;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Departamento de Imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk