Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Projeto Frente Segura – Até o final do ano, a cidade terá mais de 130 bolsões de espera para motos e bicicletas
Para melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará 59 novos bolsões de espera para motos e bicicletas na cidade. Desse total, 26 serão instalados junto aos principais cruzamentos das avenidas Antártica, Sumaré e Paulo VI até o final de novembro. Os outros 33 bolsões, serão implantados em cruzamentos das avenidas Nove de Julho e Tiradentes.
Somados aos 77 bolsões já existentes, o número subirá para 136 até o final do ano. Vale lembrar que esta iniciativa faz parte do Projeto Frente Segura, lançado no final de abril pela CET, e visa destinar um espaço para os condutores dos veículos sobre duas rodas pararem e aguardarem a abertura do semáforo veicular.
Abaixo os locais que deverão receber em breve os novos bolsões de acomodação.
Endereço |
Quantidade de Box |
Av. Tiradentes x Rua João Teodoro
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6 |
Av. Nove de Julho x Av. São Gabriel |
2 |
Av. Nove de Julho x Rua Groelândia |
2 |
Av. Nove de Julho x Rua Espéria
|
3 |
Av. Nove de Julho x Rua Honduras
|
3 |
Av. Nove de Julho x Rua Estados Unidos
|
3 |
Av. Nove de Julho x Av. Brasil |
4 |
Av. Nove de Julho Altura do nº 3500
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2 |
Av. Nove de Julho x Alameda Lorena
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3 |
Av. Nove de Julho x Rua José Maria Lisboa
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3 |
Av. Nove de Julho x Alameda Franca |
2 |
Avenida Paulo VI x Rua Lisboa
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2 |
Avenida Paulo VI x Capote Valente
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2 |
Avenida Paulo VI x Praça Márcia Aliberti Mammana |
2 |
Avenida Sumaré x Praça Irmãos Karman |
2 |
Avenida Sumaré Rua Ministro Gastão Mesquita
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2 |
Avenida Sumaré x Rua Vanderlei
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2 |
Avenida Sumaré x Rua Caiubi
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2 |
Avenida Sumaré x Rua Bartira
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2 |
Avenida Sumaré x Rua João Ramalho
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2 |
Avenida Sumaré x Apiacás
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2 |
Avenida Sumaré x Dr. Homem de Melo
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2 |
Avenida Sumaré x Praça Marrey Júnior
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2 |
Avenida Antártica x Rua Antônio Thomaz |
2 |
Total |
59 |
Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.
Abaixo locais onde as implantações já foram feitas:
Endereço |
Quantidade de Box |
Rua da Consolação x Av. Paulista |
3 |
Rua da Consolação x Rua Antônio Carlos |
3 |
Rua da Consolação x Rua Fernando de Albuquerque |
5 |
Rua da Consolação x Rua Pedro Taques |
2 |
Rua da Consolação x Rua Caio Prado |
5 |
Rua da Consolação x Rua Dona Antônia de Queiroz |
7 |
Rua da Consolação x Rua Piauí |
2 |
Rua Colombia x Av. Brasil |
4 |
Av. Rudge x Rua Sergio Tomás |
4 |
Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias |
4 |
Viaduto do Chá x Rua Xavier de Toledo |
1 |
Av. Rebouças x Rua Estado Unidos B/C |
1 |
Rua Teodoro Sampaio x Av. Henrique Schaumann |
1 |
Rua Libero Badaró x Viaduto do Chá |
2 |
Av. Rebouças x Av. Henrique Schaumann x Av. Brasil |
4 |
Av. Rebouças defronte ao nº 353 B/C |
1 |
Av. Rebouças x Rua Estados Unidos C/B |
1 |
Av. Rio Branco x Av. Ipiranga |
3 |
Av. Prof. Fco. Morato x Av. Vital Brasil |
3 |
Rua Cons. Crispiniano x Av. São João |
1 |
Avenida Alcântara Machado x Rua Hipódromo |
4 |
Avenida Alcântara Machado x Rua Almirante Brasil |
4 |
Av. Conde de Frontin x Av. Aricanduva |
3 |
Rua Melo Freire x Rua Itapura |
3 |
Rua Melo Freire x Rua Fernandes Pinheiro |
3 |
Rua Melo Freire x Rua Apucarana |
3 |
Total |
77 |
Critérios para definição dos locais
Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).
A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos:
a) proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
b) aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
c) dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
d) diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida
Vítimas de Ocorrência fatais no sistema viario,540 (43,8) eram pedestres, 438(35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.
Gráfico: Mortes no trânsito de São Paulo Capital
Departamento de Imprensa - CET
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