Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 | Horário: 11:30
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Projeto Frente Segura – Até o final do ano, a cidade terá mais de 130 bolsões de espera para motos e bicicletas

A CET já implantou 77 bolsões este ano. Em breve serão implantados outros 59 na cidade

Para melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará 59 novos bolsões de espera para motos e bicicletas na cidade. Desse total, 26 serão instalados junto aos principais cruzamentos das avenidas Antártica, Sumaré e Paulo VI até o final de novembro. Os outros 33 bolsões, serão implantados em cruzamentos das avenidas Nove de Julho e Tiradentes.

Somados aos 77 bolsões já existentes, o número subirá para 136 até o final do ano. Vale lembrar que esta iniciativa faz parte do Projeto Frente Segura, lançado no final de abril pela CET, e visa destinar um espaço para os condutores dos veículos sobre duas rodas pararem e aguardarem a abertura do semáforo veicular.

Abaixo os locais que deverão receber em breve os novos bolsões de acomodação.

Endereço

Quantidade de Box

Av. Tiradentes x Rua João Teodoro

 

6

Av. Nove de Julho x Av. São Gabriel

2

Av. Nove de Julho x Rua Groelândia

2

Av. Nove de Julho x Rua Espéria

 

3

 

Av. Nove de Julho x Rua Honduras

 

3

Av. Nove de Julho x Rua Estados Unidos

 

3

 

Av. Nove de Julho x Av. Brasil

4

 

Av. Nove de Julho Altura do nº 3500

 

2

 

Av. Nove de Julho x Alameda Lorena

 

3

Av. Nove de Julho x Rua José Maria Lisboa

 

3

Av. Nove de Julho x Alameda Franca

2

Avenida Paulo VI  x Rua Lisboa

 

2

Avenida Paulo VI x Capote Valente

 

2

Avenida Paulo VI x Praça Márcia Aliberti Mammana

2

Avenida Sumaré x Praça Irmãos Karman

2

Avenida Sumaré Rua Ministro Gastão Mesquita

 

2

Avenida Sumaré x Rua Vanderlei

 

2

Avenida Sumaré x Rua Caiubi

 

2

Avenida Sumaré x Rua Bartira

 

2

Avenida Sumaré x Rua João Ramalho

 

2

Avenida Sumaré x Apiacás

 

2

 

Avenida Sumaré x Dr. Homem de Melo

 

2

Avenida Sumaré x Praça Marrey Júnior

 

2

Avenida Antártica x Rua Antônio Thomaz

2

Total

59

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

Abaixo locais onde as implantações já foram feitas:
 

Endereço

Quantidade de Box

Rua da Consolação x Av. Paulista

3

Rua da Consolação x Rua Antônio Carlos

3

Rua da Consolação x Rua Fernando de Albuquerque

5

Rua da Consolação x Rua Pedro Taques

2

Rua da Consolação x Rua Caio Prado

5

Rua da Consolação x Rua Dona Antônia de Queiroz

7

Rua da Consolação x Rua Piauí

2

Rua Colombia x Av. Brasil

4

Av. Rudge x Rua Sergio Tomás

4

Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias

4

Viaduto do Chá x Rua Xavier de Toledo

1

Av. Rebouças x Rua Estado Unidos B/C

1

Rua Teodoro Sampaio x Av. Henrique Schaumann

1

Rua Libero Badaró x Viaduto do Chá

2

Av. Rebouças x Av. Henrique Schaumann x Av. Brasil

4

Av. Rebouças defronte ao nº 353 B/C

1

Av. Rebouças x Rua Estados Unidos C/B

1

Av. Rio Branco x Av. Ipiranga

3

Av. Prof. Fco. Morato x Av. Vital Brasil

3

Rua Cons. Crispiniano x Av. São João

1

Avenida Alcântara Machado x Rua Hipódromo

4

Avenida Alcântara Machado x Rua Almirante Brasil

4

Av. Conde de Frontin x Av. Aricanduva

3

Rua Melo Freire x Rua Itapura

3

Rua Melo Freire x Rua Fernandes Pinheiro

3

Rua Melo Freire x Rua Apucarana

3

Total

77

Critérios para definição dos locais

Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).

A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos:

a) proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
b) aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
c) dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
d) diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.


Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida

 Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida

Vítimas de Ocorrência fatais no sistema viario,540 (43,8) eram pedestres, 438(35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico: Mortes no trânsito de São Paulo Capital

Departamento de Imprensa - CET

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