Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Trupe Sinhá Zózima lança projeto Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro

Em parceria com SPTrans, a Trupe realizará apresentações artísticas e culturais gratuitas dentro de um ônibus urbano estacionado no Terminal Parque Dom Pedro II.

A partir de14 de janeiro de 2014, todas às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Parque Dom Pedro II, localizado na av. do Estado, s/n - São Paulo, terão acesso gratuito à programação artística e cultural, com o lançamento do projeto Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro. A ação é uma iniciativa da Trupe Sinhá Zózima, que há sete anos pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes e, desde 2009, realizaresidência artística nesse terminal urbano.

O projeto, que conta com o apoio de sessão de espaço da SPTrans no Terminal Parque Dom Pedro II, pretende promover a cidadania artística, o encontro, a humanização do transporte, a formação de público para as artes cênicas, o diálogo com os trabalhadores. “Queremos trocar experiências com aqueles que constroem diariamente a nossa cidade, que trazem consigo a sabedoria do dia a dia, das segundas, das terças, das quartas, das quintas, das sextas, das feiras de todos os dias e de todos os cantos dessa cidade” afirma Anderson Maurício, diretor artístico e um dos fundadores da Trupe.

Será ofertada aos trabalhadores e passageiros do transporte público uma programação artística e cultural continuada, com apresentações de espetáculos teatrais, performances, rodas de debates, saraus, cantoria, cinema e encontros. As ações ocorrerão sempre dentro de um ônibus urbano, estacionado na plataforma do Terminal Parque Dom Pedro II, durante todo o ano de 2014, todas às terças-feiras, às 20h e com gratuidade em todas as ações.

A primeira atração será o espetáculo teatral Cordel do amor sem fim, com dramaturgia de Cláudia de Barral e dirigido por Anderson Maurício. O espetáculo narra estórias do universo interiorano. O ir e vir das águas do velho rio São Francisco envolve a vida dos personagens: Teresa, Antônio, Carminha, Madalena e José percorrem as margens do rio, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada. O espetáculo foi apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também no continente europeu.Para saber mais sobre a Trupe Sinhá Zózima e conferir a programação completa, acesse http://www.sinhazozima.com.br/. (11) 96292-0447 |  contato@sinhazozima.com.br | www.sinhazozima.com.br.

Janeiro | Teatro
Cordel do amor sem fim

de Cláudia de Barral.
Direção de Anderson Maurício.
Com Anderson Maurício, Cleide Amorim, Junior Docini, Maria Alencar, Priscila Reis e Tatiana Nunes Muniz.
Com direção de Anderson Maurício e texto de Cláudia Barral, Cordel do amor sem fim narra estórias do universo interiorano. O ir e vir das águas do velho rio São Francisco envolve a vida dos personagens: Teresa, Antônio, Carminha, Madalena e José percorrem as margens do rio, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada. O espetáculo foi apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também no continente europeu.

14, 21 e 28 de janeiro | terças | 20h
Terminal Parque Dom Pedro II (av. do Estado, s/n)
Lotação: 28 passageiros.
Gratuito – distribuição do ingresso 1h antes, em frente ao banner de divulgação.
Mais informações: 55 (11) 96292-0447 | www.sinhazozima.com.br

Fevereiro| Cinema
Cinebus – 1ª Mostra Teatro e Cinema em Movimento.

Curadoria de Luciana Ramin
Participe, inscreva seu filme!
Acesse o regulamento na agenda do site:
http://www.sinhazozima.com.br/agenda.php
A proposta do Cinebus, da Trupe Sinhá Zózima, que tem a curadoria da cineasta e atriz Luciana Ramin, é proporcionar no espaço do ônibus uma sala de cinema onde serão exibidos filmes que tragam a aproximação e zonas fronteiriças entre as duas linguagens (cinema e teatro) proporcionando ao público o acesso a trabalhos híbridos que reflitam em seus temas a realidade e ficção diante da possibilidade de encontro e compartilhamento de processos artísticos que resultem em filmes. Dentro da linguagem teatral serão ainda incluídos o circo, a dança, performances e intervenções urbanas. Em sua maioria os trabalhos são de censura livre, atraindo público de qualquer idade.
(11) 96292-0447 | contato@sinhazozima.com.br | www.sinhazozima.com.br

04, 11, 18 e 25 de março | terças 20hTerminal Parque Dom Pedro II (av. do Estado, s/n)
Lotação: 28 passageiros.
Gratuito – distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação.
Mais informações: 55 (11) 96292-0447 | www.sinhazozima.com.br

Março| Teatro
Dentro é lugar longe

de Rudinei Borges
Direção de Anderson Maurício.
Com Alessandra Della Santa, Junior Docini, Maria Alencar, Priscila Reis e Tatiane Lustoza.
No chão imenso, meninos narram o ir e vir da vida, do nascimento à morte, da peleja à conquista. Entre vindas e partidas, no ônibus em movimento onde é encenada a peça, são contadas histórias tantas. Num ato de valentia, são desveladas, com sagacidade poética invejável, memórias de dor e contentamento.
04, 11, 18 e 25 de fevereiro | terças | 20h
Terminal Parque Dom Pedro II (av. do Estado, s/n)
Lotação: 28 passageiros.
Gratuito – distribuição do ingresso 1h antes, em frente ao banner de divulgação.
Mais informações: 55 (11) 96292-0447 | www.sinhazozima.com.br

Abril | intervenções
Embarcando com Humor!!!

com Cia. Asfalto de Poesia, Clã Estúdio, Ciclistas Bonequeiros e Cleide Amorim e Trupe Temdona.
Buscando a troca de experiências, a Trupe Sinhá Zózima abre espaço para artistas e parceiros. Para esta edição do projeto Toda Terça tem Trabalho, Tem Também Teatro, foram convidados a Cia Asfalto de Poesia, Clã Estúdio, Ciclistas Bonequeiros, Trupe Temdonae a atriz Cleide Amorim, com Show da Polly. Todos os artistas envolvidos pesquisam o humor e a máscara do palhaço para criarem intervenções cênicas dentro deste veículo de pesquisa – o ônibus urbano -, revelando outras possiblidades de encontro com o público.
(11) 96292-0447 | contato@sinhazozima.com.br | www.sinhazozima.com.br
01, 08, 15, 22 e 29 de abril | terças | 20h
Terminal Parque Dom Pedro II (av. do Estado, s/n)
Lotação: 28 passageiros.
Gratuito – distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação.
Mais informações: 55 (11) 96292-0447 | www.sinhazozima.com.br

Trupe Sinhá Zózima

A Trupe Sinhá Zózima é um grupo de teatro, formado por atores profissionais que, desde 2007, pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes.Durante os sete anos de pesquisa, a Trupe desenvolveu diversos projetos pesquisas que culminaram na criação e realização dos espetáculos Cordel do amor sem fim (2007) – de Cláudia Barral, apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu, Valsa nº 6 (2009) – de Nelson Rodrigues, O poeta e o cavaleiro (2010) – livre inspiração na obra literária de Pedro Bandeira e comtemplado com oPrêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Dentro é lugar longe (2013) – de Rudinei Borges e dos projetos 1º Mostra de Teatro no Ônibus (2009) e Plantar no ferro frio do ônibus o ninho – Residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras (2012/2013) – contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

collections
Galeria de imagens