Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014 | Horário: 11:49
Compartilhe:

“CET no Seu Bairro” deve chegar a 70 bairros neste ano

Programa começará segunda-feira, 17, em sete bairros da Capital com intervenções para aprimorar a mobilidade. As áreas receberão atenção especial em relação à sinalização viária, Educação e Segurança de Trânsito

O programa CET no Seu Bairro chegará a 70 bairros na cidade até o final do ano, serão sete por mês. O início das atividades será na segunda-feira, 17, em sete bairros: Vila Ede, Jardim Myrna, Vila Mara/Parque Paulistano, Jardim João XXIII/Jardim D´Abril, Vila Zatt, Jardim Mascarenhas de Moraes e Jardim Capão Redondo/Vila Monte Alegre.

"Este Programa é um trabalho inédito, arrojado e bastante ousado. A intenção é termos a CET atuando na cidade toda, priorizando pontos da Capital que até então não eram priorizados", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante anúncio da atividade, na manhã desta quinta-feira.

Para os casos de maior complexidade, haverá o diagnóstico das medidas necessárias, e as modificações serão planejadas e executadas posteriormente. Em linhas gerais, a CET no Seu Bairro prevê a manutenção e instalação de placas de trânsito, revitalização de faixas de travessia de pedestres, lombadas, colocação de rotatórias e recuperação de semáforos.

 

Em cada um dos sete bairros abrangidos pelo Programa, haverá um posto móvel da CET que funcionará como uma gerência itinerante de engenharia de tráfego, recebendo sugestões e trocando experiências com a comunidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego já vem realizando encontros com os moradores para levantar as demandas. Da mesma forma, estão sendo apuradas informações com as respectivas subprefeituras.

Tatto explicou que os pedidos de sinalização serão respondidos na hora. "O cidadão saberá logo se determinada intervenção é ou não tecnicamente viável, a mobilidade dentro do bairro vai melhorar e muito", disse o secretário.

Os bairros selecionados para receber a primeira edição da CET no Seu Bairro são os seguintes:
 

Vila Ede, na região Norte

Local da base móvel: Rua Santo Antônio Lisboa com Rua Silva Guimarães
 

Jardim Myrna, na região Sul

Local da base móvel: Praça Prof. Luís Pereira Neto
 

Vila Mara/Parque Paulistano, na região Leste

Local da base móvel: Rua Santa Rosa de Lima, nº 723 (próximo à igreja católica)
 

Jardim João XXIII/Jardim D´Abril, na região Oeste

Local da base móvel: Rua do Vaticano com Rua Padre João da Cunha (em frente à UBS)
 

Vila Zatt, na região Noroeste

Local da base móvel: Praça 25 de Novembro, próximo à Rua Dr. Joy Arruda
 

Jardim Mascarenhas de Moraes, na região Sudeste

Local da base móvel: Av. Arqt. Vilanovas Artigas X Rua João Lopes de Lima - Ao lado do Terminal Sapopemba
 

Jardim Capão Redondo/Vila Monte Alegre, na região Sudoeste

Local da base móvel: Rua da Safra com Rua dos Mutirantes (próximo à EMEI Paulo Zingg)

Critérios

A CET no Seu Bairro tem a participação de sete Gerências de Engenharia de Tráfego (GETs): Noroeste, Centro-Norte, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste e Oeste. Cada uma indica, por mês, um bairro de sua abrangência para receber as ações do Programa.

A escolha dos locais é feita a partir do cruzamento de informações vindas da CET, das Subprefeituras e de demandas da população por meio do telefone do Trânsito, 1188, e da Gerência de Relacionamento com os Munícipes, da Companhia. Nos sete primeiros bairros, há 562 pedidos de sinalização registrados.

Outro fator que baliza a seleção de um bairro é o trabalho desempenhado pela equipe de assessores comunitários da CET. São 28 funcionários que atuam, diariamente, nas áreas das 32 subprefeituras ouvindo a população sobre problemas relacionados a trânsito e transporte.

Localização geográfica dos 7 bairros iniciais


 

 A CET no local

Em cada uma das sete regiões haverá a Gerência Móvel de Engenharia de Tráfego, que consiste num veículo micro-ônibus equipado com recursos de um escritório. Ele ficará estacionado sempre na terceira semana do mês em um ponto estratégico do bairro, geralmente próximo a escolas, hospitais, Subprefeitura ou um estabelecimento onde exista uma infraestrutura de apoio. Os moradores serão informados antecipadamente da chegada do CET no Seu Bairro.

Nessa unidade itinerante será possível obter informações gerais sobre Trânsito bem como receber e cadastrar pedidos por manutenção/criação de sinalização viária.


 A logística do Programa prevê que todo mês, a partir de Fevereiro, sete bairros distintos sejam atendidos. A coordenação está a cargo da Gerência de Relacionamento com os Munícipes (GRE), da CET.

Também participarão do Programa, além da SPTrans e Coordenação das Subprefeituras, as secretarias de Educação e de Serviços (esta responsável pelo Departamento de Iluminação Pública - ILUME e pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - AMLURB), que promoverão ações dentro de suas áreas de atuação.

 

Critérios para seleção dos bairros

A quantidade de bairros (sete) foi definida a partir das sete Gerências de Engenharia de Tráfego (na sigla, GETs) envolvidas diretamente pelo Programa e que compõem, junto com uma oitava GET, a estrutura operacional da CET. Convém esclarecer que a gestão do trânsito paulistano é organizada em oito GETs, que levam o nome da área pela qual respondem dentro da Cidade. Assim, temos:


 Números do Programa

Os números nestas primeiras sete regiões:
622 novas faixas de travessia de pedestres a serem implantadas
1.024 novas placas de trânsito a serem instaladas
8.906 m2 de sinalização horizontal a serem pintados
600 dispositivos (tachas, tachões e prismas) a serem instalados

Ações educativas ajudam a consolidar o Programa

Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, a CET no Seu Bairro possui outra frente importante de atuação: a Educação de Trânsito, representada dentro do Programa pelas atividades do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET), da CET. Aqui, a proposta é promover eventos relacionados à conscientização por um trânsito mais seguro e gentil.

As iniciativas de Educação de Trânsito ocorrerão, nesta primeira edição, em 32 escolas selecionadas nos sete bairros. Elas devem receber atenção especial com ações educativas e instalação de projetos de mobilidade e segurança viárias. Veja uma breve descrição das atividades lúdicas gratuitas a serem oferecidas:
 

A. Teatro de Fantoches - A história de Bob

Peça de teatro de fantoches com personagens que permeiam o universo infantil e que provoca a reflexão sobre a importância da proteção da vida, do ambiente e das pessoas que participam do trânsito.

 

Duração: 30 minutos.

Público alvo: crianças de 3 a 6 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs.


B. Marronzinho na Escola - Bate papo sobre Trânsito

Espécie de aula sobre Trânsito ministrada por operadores da CET, os marronzinhos, onde temas como a segurança de circulação e travessia são abordados através de um jogo de adivinhação - O que é? O que é? Nesse contexto também se fala do papel da CET e do agente de trânsito.

Duração: 50 minutos.

Público alvo: alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 anos.


C. Mímica

Atividade que usa a mímica como ferramenta, transmitindo à população, de maneira lúdica e bem humorada, os comportamentos adequados na circulação e travessia. Procura conscientizar sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito, disseminando regras básicas de circulação, travessia e sinalização, trabalhando desse modo a Cidadania.

Duração: 2 horas, das 11 às 13 horas.

Público alvo: toda a população.


Operação Escola - Orientação de travessia

Orientação de travessia dada pelos agentes da CET na porta da escola, nos horários de entrada e saída de alunos. Além disso, são aplicados treinamentos aos funcionários e voluntários da escola, com a finalidade de ensiná-los a disciplinar o embarque e desembarque de escolares, orientar sobre transporte seguro de crianças, como propiciar segurança na travessia de pedestres, a importância de se evitar a formação de filas duplas e estacionamentos irregulares, orientações sobre os limites de velocidade bem como respeito às normas de trânsito.


E. Caminhadas da Cidadania

Atividade realizada por professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II previamente capacitados pela CET. Caminhadas com os alunos no entorno da escola são estimuladas, observando-se os problemas ou dificuldades encontradas no trajeto. Público alvo: professores e alunos do 8º e 9º anos do Fundamental II ou ciclo autoral.

Alguns locais onde ocorrerão atividades na segunda-feira, 17:

 - Escola Estadual João XXIII - Av. Vaticano, nº 245, das 6h30 às 8h30

- Tenda Educativa junto ao Posto Móvel da CET, Av. Vaticano com a Rua Padre João da Cunha, em frente à UBS, das 6h30 às 16h

- Palestra sobre Segurança e Qualidade de Vida - UBS Paulo VI - Rua Vaticano, nº 69 - Horário: 08h

Veja aqui a apresentação do Programa CET no seu Bairro disponível no site da CET: /consultas/cet-no-seu-bairro.aspx

Secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anuncia à imprensa o Programa "CET no Seu Bairro" (Foto: Elisa Rodrigues/SMT)

Coordenadoria de Comunicação - SMT

 

 

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens