Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 14 de Março de 2014 | Horário: 10:40
Compartilhe:

Homens com 60 anos já podem viajar de graça

Prefeito Haddad assina o decreto que regulamenta a lei municipal incluindo representantes do sexo masculino no benefício já concedido às mulheres; SPTrans avalia que mais 39 mil usuários do sistema serão contemplados com a nova gratuidade

A semana que vem marcará o início de uma nova fase para os homens que já completaram 60 anos e fazem seus deslocamentos pela cidade nos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal. A partir da próxima segunda-feira, 17 de março, pessoas do sexo masculino com esta idade já poderão viajar de ônibus de graça em São Paulo.

Por meio de um decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad, a Prefeitura está ampliando o benefício da gratuidade no transporte coletivo, antes concedido aos homens a partir dos 65 anos e somente às mulheres a partir dos 60.
O decreto regulamenta a Lei nº 15.912, de 16 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a isenção do pagamento da tarifa nas linhas urbanas de ônibus às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Com sua publicação, prevista para a edição desta sexta-feira (!4/03) do Diário Oficial da Cidade, ao menos 39 mil homens nesta faixa etária já poderão se programar para começar a viajar de ônibus sem pagar a tarifa de R$ 3,00 na segunda-feira.
 

A partir da ampliação do benefício da gratuidade aos idosos, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) estima que o subsídio ao sistema terá acréscimo de aproximadamente R$ 57 milhões este ano.
 

Veja como solicitar o benefício
 

Para ter direito ao benefício, é possível recorrer a duas alternativas: apresentar um documento com foto comprovando a idade nos ônibus, ou fazer a inscrição para receber em casa o cartão do Bilhete Único Especial – Idoso, que será emitido em até 20 dias e enviado pelos Correios.
 

O processo para requisitar o cartão é simples. Basta comparecer a um posto de atendimento a idosos da SPTrans portando RG (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia) para realização do cadastro. A foto para o cartão é feita no local, sem custo.
 

A relação de postos está disponível em http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterIdoso.aspx. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
 

Enquanto o cartão não estiver pronto, o passageiro poderá continuar fazendo seus deslocamentos gratuitamente apenas apresentando um documento oficial com foto ao motorista e desembarcando pela porta dianteira do ônibus, sem pagamento de tarifa.



Assessoria de Imprensa

collections
Galeria de imagens