Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Prefeitura investe em Laboratório de Tecnologia para melhorar trânsito e transporte público em São Paulo
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, lançou nesta sexta-feira, 21 de março, o Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para a Mobilidade Urbana em evento na Secretaria Municipal de Transportes (SMT), no Centro da cidade. Ao lado do secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e do chefe de gabinete da SPTrans, Ciro Biderman, o prefeito prestigiou o início das atividades no laboratório, que reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Teconlogia da Informação no desafio de encontrar soluções para a melhoria do transporte público e do trânsito em São Paulo.
Por meio de convênio com instituições como a Fundação Universidade de São Paulo (USP), o laboratório será um espaço permanente de criação de ferramentas como aplicativos e softwares cujo foco são melhorias e facilidades para as estruturas de gestão do trânsito e do transporte. "O laboratório é uma referência que está sendo feita aqui (em São Paulo) para o Brasil", ponderou o prefeito Haddad.
Para o secretário Jilmar Tatto é importante esclarecer a funcionalidade da iniciativa: “Este laboratório, que terá a Hackatona da CET como primeira atividade, não será um espaço de debates teóricos. Ele terá uma função bastante prática, tendo em vista que iremos implantar tecnologias desenvolvidas aqui (no laboratório) no trânsito e transporte”.
A SMT pretende adotar práticas desenvolvidas no espaço ainda em 2014 ou a partir de 2015, conforme o andamento dos grupos de trabalho e das pesquisas. Segundo o coordenador do projeto e chefe de gabinete da SPTrans, Ciro Biderman a experiência está animando os participantes e produzirá conhecimento novo para a gestão pública em benefícios de todos os paulistanos. “É uma iniciativa inédita e pela primeira vez estamos reunindo usuários, pesquisadores e empresários no desafio de melhorar a mobilidade”, explica Biderman.
Os participantes das experiências no laboratório irão criar aplicativos e softwares. O trabalho só será possível com a abertura dos protocolos de dados da SPTrans e da CET. A partir desta inovação, combinada com o uso das tecnologias mais modernas, nascerão novas ferramentas que tornarão mais ágeis e eficientes o planejamento, o gerenciamento operacional e a utilização do transporte público e do sistema viário da cidade.
O Laboratório de Tecnologia é parte da proposta da atual gestão de um governo aberto, de transparência de informação, inovação tecnológica e participação popular.
Fusp e MIT agregam valor ao projeto
O laboratório vai funcionar como uma grande usina de ideias e será permanente. O espaço será organizado por meio de grupos de trabalho e seus resultados serão efetivamente implementados na gestão, seguindo trâmites legais em cada caso.
O Laboratório de Tecnologia a parceria da Universidade de São Paulo (USP) por meio da Fundação USP (Fusp). Conversas já estão em estágio avançado também com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos. Teleconferências e interação com outros centros em que há projetos do gênero no mundo também estão previstas na iniciativa.
Bolsas de Pesquisa e Modelo Co-Working
Haverá bolsas de apoio à pesquisa, vinculadas e gerenciadas pela Fusp, que serão alocadas de acordo com a experiência e o currículo dos candidatos interessados que poderão se inscrever e participar desse desafio.
As bolsas de pesquisa têm valores entre R$ 351,90 e R$ 5.908,80, e serão oferecidas com critérios que incluem avaliação de itens como experiência na área de Tecnologia da Informação e currículos, no caso dos profissionais de nível universitário, além das horas de dedicação semanais ao projeto. Estudantes do ensino médio também serão bolsistas.
O modelo de trabalho definido será o Co-Working, ou seja, grupos com focos diferentes em mobilidade no transporte e no trânsito ocuparão o mesmo espaço físico, o que permitirá o compartilhamento de informações e a interação entre os grupos. Em cada grupo de pesquisa haverá sempre um representante da SPTrans e outro da CET para monitorar e trocar conhecimentos com os bolsistas.
O Laboratório está pronto e foi instalado nas dependências da SPTrans no Centro da cidade de São Paulo, na Rua Boa Vista 136, mezanino, mesmo local em que foi realizada a Hackatona da SPTrans, no últimomês de outubro, e será realizada, neste final de semana, a Hackatona da CET.
Veja como participar
Os interessados deverão enviar e-mail, manifestando interesse em participar do laboratório e enviar o currículo;
Numa primeira etapa, serão selecionados de 10 a 40 participantes, levando em consideração o currículo dos candidatos;
Na primeira semana de abril, representantes da SMT irão se reunir com os bolsistas para dar início aos trabalhos;
Os auxílios serão pagos pela Fusp conforme a escolaridade e a experiência comprovadas: Confira abaixo os valores:
Nível 1: alunos de graduação; dedicação de 15 horas semanais: R$ 351,90
Nível 2: alunos do último ano ou do nível médio técnico; dedicação de 16 a 40 horas semanais: R$ 703,20
Nível 3: nível superior, sem vínculo empregatício; dedicação de 16 a 40 horas semanais: R$ 984,30
Nível 4: graduado, especialista em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após a graduação, ou título de mestrado na área de TI: R$ 2.488,20
Nível 4A: graduado, especialista em TI com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação: R$ 4.076,70
Nível 5: graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação, ou título de doutorado: R$ 5.908,80
Assessoria de Imprensa - SMT/SPTrans/CET
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT
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