Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Segunda-feira, 19 de Maio de 2014 | Horário: 15:56
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Bilhete Único completa 10 anos cada vez mais moderno

Versão diária do cartão chega nesta segunda-feira, dia 19, e amplia o leque de modalidades tarifárias disponíveis na capital

Há 10 anos facilitando a vida do cidadão paulistano, o Bilhete Único continua sendo modernizado e ganhando novas funcionalidades e tecnologias. A partir de hoje, dia 19, os usuários do cartão, que desde 2004 revolucionou o sistema de pagamento de tarifas em São Paulo e impulsionou investimentos em bilhetagem eletrônica em todo o País, têm à disposição mais uma alternativa de pagamento nos ônibus, trens e metrô com o lançamento da versão diária do Bilhete.

Nessa nova modalidade, é possível utilizar o transporte público durante 24 horas, a partir do primeiro uso. O valor da tarifa varia de acordo com a frequência de uso. Passageiros cadastrados na SPTrans pagarão R$ 10,00 para circular nos ônibus ou nos trens do Metrô e CPTM. Para viajar nesses três meios o valor é de R$ 16,00. Estudantes pagam R$ 5,00 para um único modal e R$ 10,00 pela integração.

Para quem preferir não fazer o cadastro o valor será de R$ 15,00 para um tipo de transporte e R$ 24,00 para a integração, mais R$ 3,00 de um novo bilhete. A partir da segunda recarga, o usuário pagará apenas o valor da tarifa.

O benefício para usuários não cadastrados estará disponível a partir do dia 24 de maio.

Histórico e Balanço

Quando foi lançado, em 18 de maio de 2004, as tarifas de utilização do sistema de transporte eram pagas somente com dinheiro e passes de papel (estudante e vale-transporte, principalmente). Ao longo desses 10 anos, gradativamente, o paulistano se acostumou a carregar na carteira seu cartão.Hoje, apenas 6% dos usuários do sistema usam dinheiro.

Como reflexo imediato, observou-se uma curva descendente no número de assaltos. Em 2003, foram 11.394. Em 2004, este número caiu para 6.426. Em 2013, houve 609 ocorrências.

O lançamento do Bilhete Único também representou um momento especial no processo de inclusão social na cidade de São Paulo. Milhões de pessoas foram beneficiadas com a economia gerada pela possibilidade de utilizar até 4 ônibus ou 3 ônibus e mais o metrô ou trem pagando apenas uma tarifa.

Mudando a vida do cidadão

As novas modalidades temporais do Bilhete Único, lançadas pelo prefeito Fernando Haddad, são inéditas no Brasil e facilitam ainda mais a rotina dos paulistanos.

Com o bilhete mensal, o passageiro utiliza quantos ônibus quiser durante 31 dias sem se preocupar se os créditos vão acabar. No semanal e no diário, a utilização também é ilimitada no período escolhido da compra, permitindo ao usuário o acesso amplo ao transporte público pagando um valor fixo.

Quando foi lançado em 2004, na gestão da prefeita Marta Suplicy, o Bilhete Único mudou a forma de o cidadão se deslocar pela cidade. Antes, os passageiros só podiam realizar a integração entre ônibus sem o pagamento de uma nova tarifa em um terminal de transferência.

Com o Bilhete, qualquer ônibus passou a ser um equipamento de integração tarifária, permitindo a transferência de uma linha para outra, sem pagar uma nova passagem.

Além dos seus efeitos sobre o sistema de transporte e o bolso dos paulistanos, o Bilhete contribuiu para reduzir os custos da formalização dos empregos, diminuindo os encargos que as empresas têm com o pagamento do vale-transporte.

A implantação do benefício, há dez anos, complementou um programa de governo bastante ambicioso, que incluiu a revisão de toda legislação de transporte, a assinatura de contratos de concessão, a regularização de setores que operavam sem supervisão do Poder Público, a exclusão de maus operadores e a construção de 120 quilômetros de novos corredores para os ônibus.

A partir de 2006, o Bilhete Único passou a ser utilizado também pelos passageiros da CPTM e do Metrô, ampliando sua área de atendimento para fora dos limites do município de São Paulo.

Atualmente, dos quase 10 milhões de embarques diários realizados nos ônibus municipais, 94% são pagos com o cartão eletrônico. É como se toda a população da Suécia se movimentasse pelos coletivos da cidade em um único dia.

Comodidade

Durante os últimos dez anos, 43 milhões de cartões do Bilhete Único foram emitidos, dentre comuns, vale-transporte, escolares, especiais de idosos e pessoas com deficiência.

Para os idosos, o conforto ao viajar de ônibus melhorou muito. Anteriormente, esse direito já existia, porém era exercido pela apresentação de documento pessoal e o embarque e desembarque eram feitos pela porta dianteira, o que restringia o número de assentos disponíveis. A partir do Bilhete Único, os idosos puderam passar pela catraca e usufruir de qualquer assento, aumentando o conforto e eliminando qualquer resquício de discriminação em relação aos demais passageiros.

Desde março de 2014, a gratuidade foi estendida para homens a partir dos 60 anos – até então, mulheres com essa idade tinham direito à gratuidade, enquanto que para os homens valia a partir dos 65.

Os estudantes também tiveram sua vida facilitada. Ao invés de ir a um posto autorizado todos os meses para comprar sua cota de passes de papel, o aluno passou a poder carregar seu cartão em qualquer um dos 10.000 pontos de recarga autorizados, como casas lotéricas e bancas de jornal. A carteira do estudante também está disponível em uma opção que dá desconto em cinemas, shows e outros eventos.

Melhora contínua

Além das novas modalidades já entregues nos últimos meses, a SPTrans continua trabalhando para melhorar sua bilhetagem, que já é referência nacional.

Em novembro, junto com o Bilhete Mensal, foram lançados os novos cartões, com mais recursos de segurança e memória. Iniciou-se, ainda, um processo de unificação de cadastros, que permitirá o oferecimento de novos serviços aos usuários, como a consulta de saldos e extratos de utilização do cartão via internet.

“Estamos em um momento especial para a modernização do Bilhete Único, cada vez mais, ele está significando a liberdade do passageiro para escolher qual a melhor forma de deslocamento no sistema de transporte coletivo, além de garantir economia em seu orçamento”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que também ocupava o mesmo cargo há dez anos.

Novos serviços também estarão disponíveis, em breve, com o novo sistema do Bilhete Único. Encontra-se em fase final uma licitação que permitirá a contratação de uma infraestrutura de processamento dos dados mais moderna e qualificada do que a atual. Essa licitação marca um novo período de investimentos da Prefeitura no Bilhete Único, após oito anos de uma fase sem inovações. A licitação encontra-se em procedimento final. Sua conclusão permitirá uma economia de R$ 37 milhões aos cofres municipais ao longo de cinco anos.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

* A publicação da matéria acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans

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