Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste, ganha faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 26/05
A partir desta segunda-feira (26/05), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam mais 900 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Brigadeiro Faria Lima, Zona Oeste da cidade. Os coletivos terão prioridade de segunda à sexta-feira das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
As novas faixas exclusivas na Avenida Brigadeiro Faria Lima serão implantadas da seguinte forma:
No sentido Ibirapuera - entre as ruas Jorge Coelho e Leopoldo Couto Magalhães Junior;
No sentido Pinheiros - entre as ruas Callimaque e Jerônimo da Veiga.
Com mais 900 metros, a partir de 26/05 a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 332,5 Km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.
Alterações no Sistema Viário
Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.
População beneficiada
Pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, no sentido Ibirapuera, passam 27 linhas de ônibus, transportando 296.000 passageiros/dia útil, numa frequência média de 154 ônibus/hora. Já no sentido Pinheiros, circulam 21 linhas de ônibus municipais, levando 167.000 passageiros/dia útil, numa frequência média de 110 ônibus/hora.
Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 02/06, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Recomendações ao público
• Respeite a sinalização;
• Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
• Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.
Departamento de Imprensa-CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk