Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sábado, 14 de Junho de 2014 | Horário: 16:11
Compartilhe:

Capital ganha mais 2,1 km de ciclovia

Novo trecho foi entregue neste sábado, 14, na Avenida Eliseu de Almeida, Zona Oeste. Com esta implementação, a cidade completa 3,5 km de vias para ciclistas nesta gestão

A Capital Paulista ganhou neste sábado, dia 14, um novo trecho de ciclovia. A pista exclusiva para ciclistas tem 2,1 km de extensão, é bidirecional e foi construída no canteiro central da Avenida Eliseu de Almeida, entre as ruas Santa Albina e Camargo, na Zona Oeste da cidade.

Com a entrega da ciclovia da Eliseu, neste ano a cidade alcançou 3,5 km de vias deste tipo, que se somam aos 63 km existentes anteriormente.

Secretário, camisa vermelha, pedala no novo trecho de ciclovia Avenida Eliseu de Almeida

A implantação da ciclovia é uma iniciativa de Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em parceria com a Subprefeitura do Butantã.

Durante a vistoria realizada durante a manhã de hoje, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, frisou que esse é o início de uma nova fase de implementação deste tipo de via na cidade. “Em pouco tempo, os paulistanos vão notar que as ciclovias serão mais uma boa opção de transporte para o trabalho e também para o lazer”, disse Tatto, depois de percorrer a via de bicicleta.

Integrado Ciclistas utilizam novo trecho de ciclovia inaugurado neste sábado, dia 14

Quem também aprovou a iniciativa foi a ciclista e colaboradora do site Vá de Bike, Rachel Schein. Segundo ela, o projeto da ciclovia vai atender uma alta demanda de ciclistas que pedalam de Taboão da Serra até o Centro, ou até a Estação Butantã do Metrô para irem ao trabalho. “Como a Avenida tem velocidade regulamentada a 60 km/h, era preciso pedalar junto com o tráfego geral, num ritmo muito maior para acompanhar os carros e se sentir mais seguro. Agora ao acessar a ciclovia, é um alívio poder circular com mais calma e segurança", disse. 

Mapa da ciclovia


A CET aprimorou a sinalização do novo trajeto da Zona Oeste com a instalação de semáforos específicos para ciclistas bem como a travessia rodocicloviária nos seguintes pontos:

1. Av. Eliseu de Almeida com Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil
2. Av. Eliseu de Almeida x Rua Domingos Barbieri
3. Av. Eliseu de Almeida x Av. dos Três Poderes

Expansão da rede cicloviária

No começo de junho, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou a expansão da rede cicloviária em mais 400 Km de ciclovias a serem construídos até o fim de 2015.

Com custo total de R$ 80 milhões, a proposta tem o apoio financeiro do Fundo Especial de Meio Ambiente (Fema), órgão vinculado à Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O Conselho do Fundo aprovou, no dia 11 deste mês, uma verba de R$ 10 milhões para ser investida ainda este ano.

No dia 7, o primeiro trecho, de 1,4 Km, foi inaugurado no Centro Histórico, ligando o Largo do Paiçandu à Sala São Paulo, no Centro Cultural Júlio Prestes.


Padrão cicloviário

As novas ciclovias devem, conforme diretrizes definidas pela CET, seguir o seguinte padrão:

  • Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
  • Conectividade dos trajetos
  • Linearidade: menor distância possível na viagem
  • Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
  • Integração modal com transporte de média e alta capacidade
  • Uso da estrutura como meio de transporte
  •  Preferência por ruas secundárias
  • Não se eliminar a faixa de rolamento
  • Implantar preferencialmente no lado esquerdo
  • Ser preferencialmente bidirecional

 

Fotos: Elisa Rodrigues

Assessoria de Imprensa da SMT

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT

collections
Galeria de imagens