Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Chácara Santo Antônio, na Zona Sul, ganha 2,4 km de ciclovia nesta sexta-feira, 08/08
A região da Chácara Santo Antônio, Granja Julieta e Alto da Boa Vista, na Zona Sul da cidade, ganha nesta sexta-feira, dia 08/08, 2,4 km de ciclovia. O novo trecho foi construído pela Subprefeitura de Santo Amaro em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nesta gestão, a cidade ganhou até o momento 14 km de vias destinadas aos ciclistas (já contando com esses 2,4 km).
A ciclovia é bidirecional e está sinalizada sobre o leito carroçável nas seguintes vias:
• Rua Alexandre Dumas, entre a Av. Nações Unidas e a Rua José Vicente Cavalheiro;
• Rua José Vicente Cavalheiro, entre a Rua Alexandre Dumas e a Rua Fernandes Moreira;
• Rua Fernandes Moreira, entre a Rua José Vicente Cavalheiro e a Rua Francisco de Morais;
• Rua Francisco de Morais, entre a Rua Fernandes Moreira e a Rua Alexandre Dumas;
• Rua Alexandre Dumas, entre a Rua Francisco de Morais e a Rua Com. Elias Zarzur.
Além de possuir paraciclos, o traçado proporciona conexão com a estação Granja Julieta da CPTM, cruzando com vias importantes, como as avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro. Futuramente, se conectará também com o Parque Severo Gomes.
Antes dos novos trajetos que vêm sendo inaugurado desde junho, São Paulo possuía 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma rede de 400 km até o fim de 2015.
Novos caminhos
As primeiras ciclovias, dentro dessa proposta de expansão, surgiram como citado em junho deste ano:
• 1ª. Ativação: Largo do Paiçandu até a Sala São Paulo (Centro Cultural Júlio Prestes), com 1,4 km abertos em 07/06;
• 2ª. Ativação: Av. Eliseu de Almeida, entre as ruas Santa Albina e Camargo, com 2,1 km entregues em 14/06;
• 3ª. Ativação: Av. Escola Politécnica, entre a Praça César Washington de Proença e a Av. Prof. Luciano Mello Moraes (Portaria 2 da USP), com 1,7 km inaugurados em 20/06;
• 4ª. Ativação: Partindo da Rua Mauá com Rua do Triunfo, pelas avenidas Duque de Caxias e São João até o Largo do Arouche, de onde bifurca para a Praça da República e o Terminal Amaral Gurgel, com 2 km de extensão total abertos em 1º/07;
• 5ª. Ativação: Partindo da Sala São Paulo (Estação CPTM Júlio Prestes), pela Al. Cleveland, Al. Nothman e Rua Guaianases, proporcionando integração com o Terminal Princesa Isabel, num percurso com 2,6 km deflagrados em 18/07;
• 6ª. Ativação: Av. Cruzeiro do Sul, entre a Rua Cel. Antônio de Carvalho e a Av. Gen. Ataliba Leonel. A ciclovia é bidirecional e está sinalizada sobre o canteiro central, o traçado proporciona conexão com o Parque da Juventude, a Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo, com 700m de extensão deflagrados em 19/07.
• 7ª. Ativação: Av. Ver. Abel Ferreira, entre as avenidas Salim Farah Maluf e Regente Feijó, com 1,1 km abertos em 04/08.
Recomendações ao Público
- Respeite a sinalização;
- Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.
Departamento de Imprensa-CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk