Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 | Horário: 16:34
Compartilhe:

Prefeitura autoriza circulação de táxi em todas faixas exclusivas para ônibus implantadas à direita

Com a medida, que começa a vigorar neste sábado (13), taxistas terão 440 km de malha exclusiva compartilhada com o transporte coletivo

O Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal dos Transportes Jilmar Tatto anunciaram na manhã de hoje, 12, a autorização para circulação de táxis em todas as faixas exclusivas implantadas à direita nas vias da cidade. A medida, que começa a vigorar neste sábado, 13, é valida apenas quando estes veículos estiverem transportando passageiros.

Com esta mudança, os taxistas poderão circular livremente, sem restrição de horário, pelos 440 Km de faixas existentes e as que vierem a ser implantadas. A autorização será publicada no Diário Oficial deste sábado, 13, por meio da Portaria 071/14-SMT.GAB. A decisão foi tomada em razão de a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ter detectado que não houve uma redução de velocidade comercial dos ônibus nas vias que já tinham sido flexibilizadas.

A autorização será publicada no Diário Oficial deste sábado, 13, através da Portaria 071/14-SMT.GAB. A principal justificativa para esta decisão é o fato de que a engenharia de tráfego da CET detectou que não houve uma redução de velocidade comercial dos ônibus nas vias que já tinham sido flexibilizadas.

Desempenho no trânsito

Em abril deste ano, a Secretaria de Transportes fez uma adequação sobre a circulação de taxis em corredores e faixas. A Portaria Nº 019/14-SMT.GAB permitiu a circulação de táxis com passageiro em qualquer horário e dia da semana em importantes faixas exclusivas, como as marginais Tietê e Pinheiros, e avenidas 23 de Maio e Washington Luís. Ao todo, foram liberados 18 ramais de faixas exclusivas, compreendendo 71 Km.

Desde essa época, a CET vem observando o desempenho dos coletivos e a conclusão é que o compartilhamento com os taxistas não impactou na fluidez dos ônibus nesses eixos.

Desde esta época a CET vem observando o desempenho dos coletivos nas faixas exclusivas e a conclusão é que o compartilhamento com os taxistas não impactou na fluidez dos ônibus nestes eixos.

O prefeito Fernando Haddad ponderou que a decisão anunciada beneficiará 500 mil pessoas, aproximadamente, que se deslocam diariamente por taxi. O secretário Jilmar Tatto assinalou que os técnicos da SPTrans e da CET seguirão observando o desempenho desta nova configuração no transporte.

A portaria que regulamenta a circulação nos corredores implantados à esquerda permanece a mesma. Ou seja: os táxis estão autorizados a circular nos corredores exclusivos de ônibus, nas seguintes condições: de 2ª a 6ª, no horário das 9h às 16h, com passageiro; de 2ª a 6ª, no horário das 20h às 06h do dia seguinte, com ou sem passageiro; aos sábados, domingos e feriados por período integral, com ou sem passageiro.

Os eixos que compõem esta regra são formados pelos seguintes corredores implantados à esquerda:

Pirituba / Lapa / Centro; Inajar / Rio Branco / Centro; Campo Limpo /Rebouças/ Centro; Santo Amaro / Nove de Julho / Centro; Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro; Capelinha / Ibirapuera / Centro; Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro; Itapecerica / João Dias / Centro; Paes de Barros.

Departamento de Imprensa-CET

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo
 

collections
Galeria de imagens