Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Ciclovia de 4,2 km ligará as regiões de Perdizes, Barra Funda, Santa Cecília e Higienópolis a partir deste sábado, 13/09
A partir deste sábado, 13/09, uma nova ciclovia com 4,2 km de extensão passará a funcionar no bairro de Perdizes, na Zona Oeste da cidade. O novo percurso seguirá pelo eixo formado pela Rua Dr. Cândido Espinheira, Alameda Barros e Rua Dr. Frederico Abranches, interligando aquele bairro às regiões da Barra Funda, Santa Cecília e Higienópolis.
A interligação com a chamada rede cicloviária do Centro Histórico se dará pelas ruas Barra Funda e Amaral Gurgel. Ainda em Perdizes, o percurso proporciona conexão, pela Rua João Ramalho, com o espaço compartilhado entre ciclistas e pedestres da Avenida Sumaré, além de fazer ligação com o Parque da Água Branca e o Terminal de Ônibus Amaral Gurgel. O traçado será bidirecional junto ao passeio, com demarcação de sinalização de solo, placas indicando a “circulação exclusiva de bicicletas” e de regulamentação e advertência:
- Na Rua Dr. Cândido Espinheira, entre as ruas Ministro Godói e Conselheiro Brotero;
- Na Alameda Barros, entre as ruas Conselheiro Brotero e Martim Francisco;
- Na Rua Dr. Frederico Abranches, entre as ruas Martim Francisco e Sebastião Pereira;
- Na Rua Dr. Albuquerque Lins, entre a Alameda Barros e a Rua Barra Funda;
- Na Rua João Ramalho, entre a Rua Ministro Godói e a Avenida Sumaré;
- Na Rua Ministro Godói, entre as ruas Dr. Cândido Espinheira e João Ramalho;
- Na Rua Amaral Gurgel, proporcionando acesso à ciclovia do Centro Histórico.
“Semanalmente, estamos ampliando nossa malha cicloviária, que já está oferecendo uma importante opção de locomoção, seja para o trabalho, estudo ou lazer. Esse circuito, em várias regiões da cidade, vem sendo interligado com outros modos de transporte, como ônibus e metrô, além de facilitar o acesso a pontos de interesse como parques, escolas e áreas de prestação de serviço”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Nesta gestão, a cidade ganhou, até o momento, 70,6 km de vias destinadas aos ciclistas. Antes dos novos ramais, que vêm sendo inaugurados desde junho, havia 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.
Ativações desta semana
Nesta semana de 13/09, serão entregues seis percursos cicloviários que, juntos, somam 12,3 novos quilômetros de ciclovias a entrar em operação:
1) Ciclovia da Av. Dr. Assis Ribeiro – Etapa 2 = 1,7 km;
2) Ciclovia nas regiões de Perdizes e Santa Cecília/Higienópolis (diversas vias) = 4,2 km;
3) Ciclovia de ligação na região de Pinheiros = 1,3 km;
4) Ciclovia na região da Luz (ruas Rodolfo Miranda e Prates e Viaduto Gal. Couto de Magalhães) = 1,6 km;
5) Ciclovia na região do Pari/Canindé = 3,3 km;
6) Ciclovia na Al. Nothman = 200 metros.
Recomendações ao Público
- Respeite a sinalização;
- Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.
Departamento de Imprensa - CET
Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk