Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Secretário Jilmar Tatto participa do 9° Desafio Intermodal de São Paulo
A proposta do evento é testar a eficiência dos deslocamentos em diferentes modais, como bicicleta, carro, moto e transporte coletivo. Ciclista que veio pedalando do Brooklin até o Centro foi o primeiro a concluir o percurso. O desafio organizado pelo Instituto CicloBR faz parte do calendário de comemorações da Semana da Mobilidade.
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, participou na tarde desta quinta-feira, dia 18, do 9° Desafio Intermodal de São Paulo – Qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades?
A proposta do Desafio é testar a eficiência dos diversos modais nos deslocamentos na cidade, avaliar o desempenho do transporte público e os meios de locomoção mais sustentáveis.
O evento organizado pelo Instituto CicloBR faz parte das atividades programadas na Capital para marcar as comemorações da Semana da Mobilidade, que acontece de 18 e 25 de setembro.
Os 11 participantes e seus acompanhantes saíram do Brooklin, partindo da Praça General Gentil Falcão, na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini até a sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá. Eles seguiram caminhando, correndo, utilizando bicicleta, moto, carro, transporte coletivo ou skate. O desafio também contou com um participante em cadeira de rodas utilizando o transporte coletivo.
O Secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, participou do desafio pedalando até o centro por vias calmas. “Ao longo do percurso eu utilizei trecho de ciclovia da Vergueiro, fiz o trajeto com cuidado, respeitando o pedestre e a sinalização de trânsito, tranqüilamente e sem a necessidade de subir na calçada”, disse Tatto.
Tatto comemora ao final do percurso
O primeiro participante a concluir o percurso foi o ciclista que fez o trajeto pedalando por vias rápidas em 20:09 minutos, a frente do motociclista que concluiu o trajeto em 23:07 min. Aos 46:07 min. o ciclista com sua bicicleta dobrável concluiu o trajeto utilizando Metrô. Em quarto lugar, chegou o participante que veio de ônibus da Avenida Luis Carlos Berrini até o Terminal Bandeira. O ônibus seguiu por trechos de faixa exclusiva à direta e corredor à esquerda e chegou na sede da Prefeitura em 53:58 minutos.
O cadeirante que utilizou o transporte público e os demais participantes que fizeram integração trem mais Metrô, o Secretário Tatto, que pedalou por vias calmas, o skatista e o pedestre que foi caminhando chegaram depois do motorista do carro, que gastou 59:45 minutos até o centro. Mesmo gastando oito minutos a menos que o ano passado, o motorista do carro ainda foi o quinto a chegar.
Participantes posam para a foto em frente à Prefeitura
No ano passado, o participante que chegou mais rápido foi o motociclista que fez o percurso em 19 minutos, a frente do ciclista que levou 23 minutos pedalando até o centro.
Foto Crédito: Marcelo Fortin/CET)
Texto: Duda Nogueira / CET
Departamento de Imprensa-CET
*A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk