Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2014 | Horário: 19:05
Compartilhe:

Secretaria de Transportes dá início nesta noite a projeto piloto de entrega noturna de cargas na Capital

A participação das empresas é voluntária e ocorrerá em três etapas até o início de 2015

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) dá início, na noite desta segunda-feira, dia 13, ao projeto piloto de entrega noturna de cargas, na Zona Oeste da cidade . Um dos objetivos é melhorar a mobilidade urabana utilizando o sistema viário em horário que, atualmente, se encontra ocioso. Dados da SMT apresentados hoje, em coletiva reunindo o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, mostram que há 190 mil caminhões circulando todos os dias em São Paulo. Desses, 76 mil caminhões circulam por dia só na área do centro expandido, o que equivale a 40% do total . Ao mesmo tempo, há 80% de ociosidade no espaço das ruas e avenidas ao redor do mini-anel viário durante a madrugada.

Para compartilhar os espaços de maneira mais racional e melhorar a fluidez do tráfego tanto para carros de passeio quanto para caminhões, o projeto piloto ocorrerá em caráter experimental, sempre entre 21h e 5h, em uma área específica, e durará 30 dias. Neste período, será monitorado o serviço de entrega de cargas de grandes empresas, que participam de maneira voluntária do projeto. Ao todo, 18 organizações estão integradas. Na primeira fase, que terminará em 13 de novembro, estão o Grupo Pão de Açúcar (GPA); Assaí Atacadista; O Boticário; Antilhas Embalagens; Drogaria São Paulo; Droga Raia e Coca Cola. Na segunda etapa, as empresas envolvidas são: LASA, Renner, Camicado e Drogaria São Paulo. Na terceira etapa do Projeto Piloto estão: Telhanorte, Leroy Merlin, Ambev, Brazil Fast Food Corporation - BFFC, Riachuelo, Magazine Luiza, Centauro e Zaffari.

Nesta manhã, o prefeito Fernando Haddad destacou a importância do projeto para a cidade, pois permitirá avaliar as vantagens para a circulação de cargas e fazer ajustes neste período para depois expandir o número de participantes para a cidade toda. Falou também de outros dois estudos de vital importância para o transporte de carga: um é a mudança da Ceagesp da Zona Oeste para um local mais estratégico no entorno do rodoanel . O outro trata da ampliação do Terminal de Cargas Fernão Dias, na Vila Maria.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, explicou que as próximas duas etapas da experiência começarão em dezembro de 2014 e em janeiro de 2015 . Nesse processo, serão avaliados a fluidez do tráfego, emissão de poluentes, produtividade das entregas, ruído e segurança. Os dados serão monitorados e sistematizados para, depois, servir de parâmetro para implementações futuras. A área de estudo será sempre a mesma: vias Marginal Tietê / Ponte da Freguesia do Ó / Marquês de São Vicente / Pompéia / Heitor Penteado / Dr. Arnaldo / Pacaembu / Ponte da Casa Verde / Marginal Tietê.
Trata-se de uma região que contém restrições de tráfego para entregas diurnas e tem instaladas empresas de grande porte, como shopping e home centers, e super/hipermercados.

O trabalho a ser iniciado nesta noite é fruto de uma parceria da SMT com o Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Cislog); o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp) e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Também fazem parte o policiamento militar da região, para as questões de segurança, e a Subprefeitura da Lapa. A preparação do projeto vem desde o ano passado e está sendo tratada com os vários agentes.
As regras para os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) permanecerão inalteradas durante o projeto piloto e eles continuarão com permissão de circulação.

Simultaneamente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desenvolve uma pesquisa inédita sobre a origem e destino de cargas na cidade. O trabalho também deverá apontar opções para a melhor forma e horário de execução desse serviço.

Experiências bem-sucedidas

Essa experiência de entrega noturna já teve resultados positivos em 2010 na cidade de Nova Iorque, com o projeto Off-Hour Deliverie, em iniciativa que envolveu três grandes empresas (Wholefoods, Foot Locker e Sysco) e 35 estabelecimentos.

Os resultados foram positivos na cidade norte-americana. Houve ganhos de eficiência e produtividade, além de redução de poluição. O projeto foi transformado em política oficial daquela cidade.

Agenda noturna

Dando início ao Projeto Piloto de Entrega de Cargas Noturnas haverá nesta segunda-feira, a partir das 22h30, o acompanhamento de um posto de descarga do Grupo Pão de Açúcar. O diretor do DSV, Roberto Vitorino dos Santos, estará presente acompanhando esta atividade e poderá conceder entrevista.

O local é Rua Cotoxó, 270 - Vila Pompéia

O telefone de plantão da Assessoria de Imprensa da SMT para esta atividade de hoje é o 96562-3398.

Para mais informações sobre o assunto confira a apresentação completa feita pelo secretário Jilmar Tatto na manhã desta segunda-feira ao lado do prefeito Haddad.

Coordenadoria de Comunicação - SMT

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo 

collections
Galeria de imagens