Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Estreia do projeto de entrega noturna de cargas mobiliza SMT, DSV e sete empresas na Zona Oeste da cidade
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) iniciou, na noite de segunda-feira, dia 13, o projeto piloto de entrega noturna de cargas, na região da Lapa, Zona Oeste da cidade. A ação prevê, entre outros objetivos, melhorar a mobilidade urbana na capital transferindo a utilização do sistema viário pelos veículos de carga para um período que, atualmente, está ocioso, e liberando, assim, espaços nos horários de pico.
O diretor do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), Roberto Vitorino, acompanhou as primeiras ações do programa em uma loja da rede Pão de Açúcar, localizada na Vila Pompeia.
Durante a vistoria no Pão de Açúcar, Vitorino destacou que a entrega noturna pode trazer benefícios não apenas para o trânsito. “No caso desta loja, o tempo de viagem desde o centro de distribuição, pode cair de duas horas para 30 minutos. Além de melhorar o tráfego, melhora a qualidade de vida do motorista e otimiza as entregas para as empresas”, afirmou.
Roberto Vitorino: "Entrega noturna pode melhorar o trânsito na cidade, otimizar o tempo de distribuição para as empresas e dar mais qualidade de vida aos motoristas"
A escolha pela região da Lapa porque reúne vários tipos de empresas se pode ter uma leitura do restante da cidade. Também vai permitir medir os problemas e alcançar algumas soluções.
As empresas que participam do Piloto foram divididas em três grupos, que serão realizados separadamente. Na primeira fase, até novembro, as entregas serão monitoradas em sete empresas e, posteriormente, será feita a compilação e análise dos dados coletados nesse período.
No caso de, durante a primeira fase, serem constatados quaisquer problemas durante a operação, na fase de análise serão buscadas soluções ou possibilidades de ajustes a serem aplicados já na segunda fase, que será iniciada em dezembro.
Ao todo, 18 organizações estão integradas. Na primeira etapa, que terminará em novembro, estão o Grupo Pão de Açúcar (GPA); Assaí Atacadista; O Boticário; Antilhas Embalagens; Drogaria São Paulo; Droga Raia e Coca Cola. Na segunda etapa, as empresas envolvidas são: LASA, Renner, Camicado e Drogaria São Paulo. Na terceira etapa do Projeto Piloto estão: Telhanorte, Leroy Merlin, Ambev, Brazil Fast Food Corporation - BFFC, Riachuelo, Magazine Luiza, Centauro e Zaffari.
Tráfego de caminhões na cidade
Dados da SMT apresentados na manhã de ontem, em coletiva reunindo o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, mostram que há 190 mil caminhões circulando todos os dias em São Paulo. Destes, 76 mil caminhões circulam por dia só na área do centro expandido, ou 40% do total. Enquanto isso, há 80% de ociosidade no espaço das ruas e avenidas em torno do mini-anel viário durante a madrugada.
Para compartilhar os espaços de maneira mais racional e melhorar a fluidez do tráfego tanto para carros de passeio quanto para caminhões, o projeto piloto ocorrerá em caráter experimental, sempre entre 21h e 5h, em uma área específica, e por 30 dias. Neste período, será monitorado o serviço de entrega de cargas de grandes empresas, que participam de maneira voluntária do projeto.
Na manhã de segunda-feira, o prefeito Fernando Haddad destacou a importância do projeto para a cidade, pois permitirá avaliar as vantagens para a circulação de cargas e fazer ajustes para depois expandir o número de participantes. Haddad falou ainda sobre estudos para mudar a Ceagesp da Zona Oeste para um local mais estratégico na região do Rodoanel. E sobre o projeto para ampliar o Terminal de Cargas Fernão Dias, na Vila Maria.
Na mesma ocasião, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, explicou que as próximas duas etapas da experiência começarão em dezembro e em janeiro de 2015. Serão avaliados fluidez do tráfego, emissão de poluentes, produtividade das entregas, ruído e segurança. Os dados serão monitorados, sistematizados e, depois, irão fundamentar ações futuras. A área de estudo será sempre a mesma: vias Marginal Tietê / Ponte da Freguesia do Ó / Marquês de São Vicente / Pompéia / Heitor Penteado / Dr. Arnaldo / Pacaembu / Ponte da Casa Verde / Marginal Tietê, conforme a imagem abaixo.
Trata-se de uma região que contém restrições de tráfego para entregas diurnas e tem instaladas empresas de grande porte, como shopping e home centers, e super/hipermercados.
O trabalho é fruto de parceria da SMT com o Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Cislog); o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp) e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). Também fazem parte a Polícia Militar e a Subprefeitura da Lapa.
As regras para os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) permanecerão inalteradas durante o projeto piloto e eles continuarão com permissão de circulação.
Simultaneamente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desenvolverá pesquisa inédita sobre a origem e destino de cargas na cidade. O trabalho deverá apontar opções para a melhor forma e horário de execução desse serviço.
Experiências bem-sucedidas
A experiência de entrega noturna já teve resultados positivos em 2010 na cidade de Nova Iorque, com o projeto Off-Hour Deliverie, em iniciativa que envolveu três grandes empresas (Wholefoods, Foot Locker e Sysco) e 35 estabelecimentos. Os resultados foram positivos na cidade norte-americana. Houve ganhos de eficiência e produtividade, além de redução de poluição. O projeto foi transformado em política oficial daquela cidade.
Para mais informações sobre o assunto confira a apresentação completa feita pelo secretário Jilmar Tatto na manhã de segunda-feira, 13 de outubro, ao lado do prefeito Fernando Haddad.
Foto: Elisa Rodrigues/SMT
Assessoria de Imprensa - SMT
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT
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