Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 3 de Setembro de 2014 | Horário: 18:30
Compartilhe:

Secretaria de Transportes lança Projeto Piloto de Entregas Noturnas em São Paulo

A participação das empresas será voluntária e terá início no mês de outubro

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) em parceria com a Universidade e São Paulo (USP), o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp) e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo ( IDV ) realizaram, nesta quarta-feira, dia 3, o Fórum Técnico - Entrega Noturna na Cidade de São Paulo. O secretário de Transportes , Jilmar Tatto , abriu a discussão e explicou que o objetivo da iniciativa é apresentar um projeto piloto de entrega para uma área específica da cidade, com participação voluntária de empresas, além de prestar uma atividade essencial à cidade envolvendo vários setores, como alimentação e vestuário, ocupando um período ocioso que é o horário noturno.

O secretário também elencou que, do ponto de vista da mobilidade urbana, a SMT priorizou o pedestre, o transporte coletivo, o cicilista e, agora, é a vez de um novo modal, representado pelo segmento de serviços. Sempre em busca de soluções para melhorar o deslocamento da população, minimizar os problemas de trânsito hoje existente, causado pela circulação de pessoas e movimentação de bens e serviços durante o dia.

Neste encontro foi apresentado como sugestão o polígono formado pelas vias Marginal Tietê / Ponte da Freguesia do Ó / Marquês de São Vicente / Pompéia / Heitor Penteado / Dr. Arnaldo / Pacaembu / Ponte da Casa Verde / Marginal Tietê, uma área que contém restrições de tráfego para entregas diurnas, envolvendo empresas de grande porte, como shopping centers, home centers e super/hipermercados para avaliar as vantagens e desvantagens das entregas noturnas dentro da Zona de Máxima Restrição de Circulação. E as diversas etapas como cadastro das empresas voluntárias, como realizar essas entregas, discutir ideias. O início do projeto de Entrega Noturna na Cidade de São Paulo está previsto para o dia 13 de outubro/2014 e será feito por quatro semanas.

Experiências bem-sucedidos

Essa experiência já teve resultados positivos em 2010 na cidade de New York City com o Projeto Off-Hour Deliveries quando envolveu três grandes empresas (Wholefoods, Foot Locker e Sysco) e 35 estabelecimentos, 20 veículos / fornecedores de transporte. E os resultados foram Ganhos de eficiência e redução de poluição; Segurança - os motoristas se sentiram mais seguros; e foi transformado em Política Oficial da cidade de New York. Vale ressaltar que a equipe do Projeto CITE/Ressenlaer Polytehcnic Institute - Troy, NY apoia o piloto na cidade de São Paulo e colabora com Suporte metodológico e material.

Recentemente, um projeto piloto foi feito na Cidade durante a Copa do Mundo e envolveu dois estabelecimentos, dois veículos/fornecedores de transporte, sendo lojas situadas em hipermercado e shopping center do setor varejo de vestuário e calçados. Tal experiência foi considerada positiva.
No encontro também foi possível saber da experiência de um importante Grupo que atua no setor de Varejo Alimentar, Varejo de Eletro e Móveis que já realiza 33% de suas entregas à noite.

Benefícios esperados

  • Aumento da produtividade das entregas noturnas com utilização de veículos maiores (redução no custo logístico total);
  • Redução no tempo de trânsito e no tempo de descarga;
  • Redução na emissão de poluentes; e
  • Redução do congestionamento diário da região selecionada.

Os indicadores de desempenhos serão baseados em Tempos (deslocamento, loja, estacionamento, descarga (min)); Velocidade média dos veículos; Multas (estacionamento, etc); Taxa de sinistros; Valor de Frete; Índice de congestionamento (km); Fluxo de caminhões (veículos/hora); e Emissões de Poluentes (direta e indireta (CO2).

Riscos
As principais dificuldades podem estar na segurança e ruído.

Workshop de preparação para início do projeto piloto

Para que esta experiência no transporte de carga seja bem-sucedida é fundamental discutir ações que possam solucionar problemas e discutir diversas possibilidades, como o horário em que será feita a entrega noturna.

No dia 15 de setembro será feito um Workshop de preparação com as Empresas voluntárias, o grupo organizador e exemplos de entregas noturnas. As empresas interessadas em participar do projeto precisam enviar e-mail para entreganoturna@prefeitura.sp.gov.br até 10/09. As informações: Contato na empresa, Dados básicos e Outros dados (planilha) devem ser encaminhadas até 13/09.

Para o secretário tal iniciativa mostra que a questão da Mobilidade Urbana está sendo discutida com diferentes segmentos em busca de uma melhor convivência entre todos os setores. Jilmar Tatto destacou que inicialmente, pode haver conflitos e falou da implantação de ciclovias. Para ele, o workshop servirá para esclarecer dúvidas e mudar comportamentos na forma de entregar o produto. E anunciou ainda que a Companhia de Engenharia de Tráfego está desenvolvendo uma pesquisa inédita sobre a origem e destino da carga e o objetivo é que algo que envolverá algumas empresas se amplie por toda a cidade.

Já o diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), Roberto Vitorino dos Santos, destacou que a SMT também poderá estudar futuramente miniterminais de cargas, que atenderiam pequenas lojas. O evento também teve a presença de representantes de empresas associadas ao Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), como dos setores de construção, hipermercados, farmácias que tiveram suas dúvidas esclarecidas no evento e espera-se que façam parte do Projeto Piloto de Entregas Noturnas.

Assessoria de Imprensa da SMT

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT

 

collections
Galeria de imagens