Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2014 | Horário: 09:58
Compartilhe:

Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Cidade Jardim e Rua Tabapuã ganham faixa exclusiva à esquerda

Coletivos tem prioridade ao longo de 500 metros na Rua Tabapuã, entre a Rua Brigadeiro Haroldo Veloso e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, além da liberação de 300 metros na Avenida Cidade Jardim.

Mapa Região

 A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) ativaram hoje, 15/12, 500 metros de faixa exclusiva na Rua Tabapuã e liberam 300 metros após obras na Avenida Cidade Jardim, zona oeste da capital. Em ambos os trechos, os coletivos trafegam à esquerda da via.

Os ônibus agora tem prioridade na Avenida Cidade Jardim, no Sentido Centro, entre o túnel Max Feffer e a Avenida Faria Lima, e no Sentido Bairro, entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e 150 metros antes da Rua Franz Schubert. A exclusividade vale por período integral.

Já na Rua Tabapuã, os coletivos trafegam em Sentido Único entre a Rua Brigadeiro Haroldo Veloso e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 20h00, e aos sábados, das 6h00 às 14 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 500 metros de trecho implantado na Rua Tabapuã, a cidade de São Paulo conta com 459,3 km de faixas exclusivas para ônibus, dos quais 369,3 km foram implantados na atual gestão. A estimativa é que, antes de 2013, a cidade possuía cerca de 90 km de faixas exclusivas.

População Beneficiada

Pela Avenida Cidade Jardim circulam 8 linhas de ônibus municipais transportando 123.206 pessoas por dia, em média.Já pela Rua Tabapuã circulam 11 linhas de ônibus municipais, que transportam 101.767 pessoas por dia, em média.

Alterações no Sistema Viário

Para viabilizar a nova faixa exclusiva de ônibus, não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego.

Fiscalização

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 29/12, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

Recomendações ao público

• Respeite a sinalização;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo 

collections
Galeria de imagens