Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2015 | Horário: 10:06
Compartilhe:

PROJETO CENTRO ABERTO - Cruzamento da Rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá recebe Faixa de Pedestres Diagonal (em "X"). Ativação será nesta segunda-feira, dia 09

Este é o terceiro endereço no Centro da Cidade a receber a sinalização diferenciada. Modelo é baseado em prática utilizada em Tóquio e visa dar mais segurança aos pedestres

Mapa Região

Em continuidade às ações voltadas ao aumento da segurança do sistema viário, a Secretaria Municipal de Transportes, através da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, ativa, a partir de segunda-feira (09/02), travessia de pedestres nas diagonais do cruzamento da Rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá.

A iniciativa está integrada ao Projeto Centro Aberto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). O projeto prevê, entre outras ações, qualificar os espaços físicos, promover atrações culturais nas ruas, bem como otimizar e qualificar ações de proteção e priorização de pedestres e ciclistas na Região Central.

Esta faixa de pedestres em “X” visa facilitar a vida dos pedestres que, ao invés de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez, conforme folha informativa anexa.

A pesquisa de contagem de travessia de pedestres realizada no cruzamento apresenta uma estimativa do volume de pedestres no horário de maior movimento nos três períodos (manhã, entre picos e tarde). Foram 3.000, 4.400 e 6.800 pessoas/hora, respectivamente.

Com base nesses dados, o cruzamento será contemplado com a implantação das novas faixas de pedestres, novas placas educativas criadas para informar a permissão da travessia na diagonal, sinalização semafórica de pedestres para atender a nova situação e propiciar tempo de travessia segura (10 segundos de verde acrescidos de 21 segundos de vermelho piscante). Abaixo a ilustração da nova sinalização.






O tempo médio de travessia que, em duas etapas, é de 135 segundos; na diagonal, cai para 73 segundos. Um ganho de 62 segundos para os usuários que têm o desejo alcançar as calçadas das diagonais.

Este projeto é inspirado nos modelos de Tóquio. Em 08 de dezembro, foi implantada a primeira travessia em “x” do país no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristovão Colombo, a partir da qual foram estabelecidos parâmetros e feitas as devidas avaliações. Em 26 de janeiro, o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João foi o segundo a receber a novidade.

Equipes da CET farão o acompanhamento das intervenções para garantir a segurança e a orientação aos transeuntes e motoristas.

Recomendações ao público

• Respeite a sinalização;
• Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
• Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada.

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e orientar o tráfego na região.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial 
SPTransSP 
@cetsp__
CETSaoPaulo 


* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans

collections
Galeria de imagens