Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Velocidade média dos ônibus em faixa exclusiva supera 20km/h nos horários de pico
Os usuários de ônibus têm tido uma série de vantagens com a implementação das faixas exclusivas na cidade de São Paulo. Levantamento recente da São Paulo Transporte (SPTrans) demonstra elevação da velocidade média nos horários de pico (vide tabela abaixo). Nesses períodos, em 2015, a média ultrapassou os 20 km/h.
O período estudado é de março a dezembro de 2013 / Janeiro a dezembro de 2014 / e janeiro a junho de 2015, e considera, separadamente os trajetos sentido Centro – Bairro e Bairro-Centro
FAIXAS EXCLUSIVAS - SENTIDO CENTRO BAIRRO |
||||||
2013 |
2014 |
2015 |
||||
Pico Manhã |
Pico Tarde |
Pico Manhã |
Pico Tarde |
Pico Manhã |
Pico Tarde |
|
23,2 |
17,6 |
23,1 |
18,0 |
23,7 |
18,3 |
FAIXAS EXCLUSIVAS- SENTIDO BAIRRO CENTRO |
||||||
2013 |
2014 |
2015 |
||||
Pico Manhã |
Pico Tarde |
Pico Manhã |
Pico Tarde |
Pico Manhã |
Pico Tarde |
|
20,9 |
20,2 |
20,7 |
20,1 |
21,3 |
20,5 |
Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também apontam que a velocidade média praticada pelos coletivos nas faixas têm tido aumentos significativos. Uma amostragem feita entre 13 de janeiro e 31 de outubro de 2014, representando 65,7 Km de vias exclusivas, indica um crescimento de 67,5% na velocidade média, com elevação de 12,1 Km /h, antes da implementação, para 20,3 Km/h, após o início da operação.
Toda essa iniciativa resultou na economia de quatro horas semanais aos usuários de ônibus em suas viagens.
Além disso, as faixas proporcionaram uma redução no tempo médio de deslocamento nos horários de pico. À tarde, era de 69 minutos em 2012; e caiu para 64 minutos em 2014. Já no pico da manhã, a relação era de 66 minutos, em 2012, e chegou a 63 minutos em 2014.
Mais outro resultado positivo produzido pelas faixas é que a lentidão de trânsito, em toda a cidade, tem tido uma desaceleração. Enquanto de 2011 para 2012 houve um crescimento de 14,8% (ver tabela abaixo), de 2013 para 2014 o aumento ficou em 2,8%. Isto se explica porque, entre outros aspectos, a faixa organiza o trânsito de veículos e, também, estimulou a migração de pessoas para o transporte coletivo.
Velocidade nos corredores também vem apresentando melhoras
Outro levantamento de SPTrans aponta uma elevação da velocidade média nos corredores de ônibus.
O período estudado é o mesmo adotado para as faixas exclusivas.
Corredores | PICO MANHÃ | PICO TARDE | ||||
2013 | 2014 | 2015 | 2013 | 2014 | 2015 | |
MÉDIA B/C | 22,0 | 21,6 | 23,1 | 23,2 | 22,8 | 23,9 |
MÉDIA C/B | 25,9 | 25,5 | 25,8 | 20,7 | 20,7 | 20,8 |
MÉDIA | 23,9 | 23,6 | 24,4 | 21,9 | 21,7 | 22,4 |
Assessoria de Imprensa da SMT
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Transportes
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