Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Pré-embarque torna mais rápido e eficaz o acesso dos passageiros aos ônibus
Mais rápido e confortável. Esses são os resultados que o Pré-embarque vem proporcionando aos passageiros de várias linhas de ônibus. Criado pela SPTrans para atender principalmente os veículos articulados e biarticulados, o sistema vem sendo aplicado nos horários de pico.
O resultado da operação tem sido um ganho médio de 10 minutos. Antes, o tempo de embarque de passageiros em um ônibus variava de 10 a 12 minutos. Agora, com o pagamento da passagem na catraca instalada fora do coletivo, o acesso leva entre 1 minutos e 1 minuto e 10 segundos.
Passageiros ganham, em média, 10 minutos em cada embarque
O procedimento é simples ao permitir que os passageiros paguem suas viagens em validadores (catracas) instalados ainda fora dos veículos, ou seja, nas plataformas dos diferentes terminais. Dessa forma, são diminuídas as filas e o tempo de espera para entrar nos ônibus.
Validadores modernos contribuem para agilizar o processo
Aos usuários que utilizam dinheiro, a empresa operadora posiciona um cobrador próximo das catracas externas. Já os passageiros preferenciais (idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com criança de colo) embarcam pela porta dianteira dos coletivos, posicionada fora da área delimitado do Pré-embarque.
Atualmente, são 51 linhas que utilizam o acesso. Desse total, 21 passaram a funcionar na atual gestão. A SPTrans estuda a instalação gradativa do sistema de Pré-embarque também em corredores e faixas exclusivas para ônibus.
51 linhas já operam com cobrança pré-embarcada nos horários de pico na cidade
Funcionamento
A operação ocorre sempre no período da manhã, das 4hàs 10h, ou de acordo com a demanda de usuários. Já no pico da tarde, funciona das 16h às 22hou por um tempo maior dependendo da demanda. Fora desses horários, quando o número de passageiros é bem menor, as catracas da área confinada são desativadas.
São Paulo tem uma das maiores frotas de ônibus do mundo. São quase 15 mil ônibus para a realização de 10 milhões viagens ao dia.
Terminal Varginha foi o primeiro
A operação “pré-embarque” foi implantada em caráter experimental no Terminal Varginha, na Zona Sul da cidade, para atender a linha 6913/10 – Terminal-Varginha/Terminal Bandeira (via Santo Amaro/9 de Julho), em agosto/2005. Depois de comprovada eficiência no ganho de tempo a operação foi ampliada no mesmo ano para outras linhas e terminais:
Confira as linhas em que há pré-embarque na cidade:
Empresa Operadora |
Terminal |
Linha Efetiva |
|
Viação Cidade Dutra |
VARGINHA |
6913-10 |
|
5370-10 |
|||
6960-10 |
|||
695X-10 |
|||
GRAJAÚ |
6970-10 |
||
5630-10 |
|||
6003-10 |
|||
675X-10 |
|||
SANTO AMARO |
6960-10 |
||
Viação Campo Belo |
BANDEIRA |
6450-10 |
|
6451-10 |
|||
PARQUE DOM PEDRO |
5111-10 |
||
GUARAPIRANGA |
6500-10/6505-10 |
||
CAPELINHA |
6450/10 - manhã |
||
6455/10 - manhã |
|||
6451/10 - manhã |
|||
SANTO AMARO |
5111-10/6500-10/807A-10 |
||
CAMPO LIMPO |
809P-10 / 809C-10 /7060-10 |
||
Transkuba |
CAPELINHA |
695T-10 |
|
Vip Guarapiranga |
JD ANGELA |
637A-10 / 675K-10 |
|
677A-10 / 737A-10 |
|||
SANTO AMARO |
737A-10 / 675L-10 |
||
7023-10 / 7016-10 /6014-10 /637R-10 |
|||
Transppass |
CAMPO LIMPO |
8700-10 |
|
Via Sul |
SACOMÃ |
5103-10 |
|
5103-21 |
|||
5105-10 |
|||
MERCADO |
|||
5109-10 |
|||
COOPERPAM |
VARGINHA |
6063-10 |
|
VIP IMPERADOR |
ITAQUERA |
4310-10 |
|
PARQUE DOM PEDRO |
4310-10 |
||
|
4313-10 |
||
ITAQUERA |
4313-10 |
||
GATUSA |
SANTO AMARO |
6200-10 |
|
5300-10 |
|||
PARQUE DOM PEDRO |
5300-10 |
||
BANDEIRA |
6200-10 |
||
SPTrans |
SÃO MATEUS |
|
|
ESPRESS |
TIRADENTES |
309N-10 |
|
COOPERTRANSE |
SACOMÃ |
5032-10/5035-10 |
|
MOBIBRASIL |
TERMINAL SANTO AMARO |
6000-10 |
Assessoria de Imprensa - SPTrans
Fotos: Sidnei Santos
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk