Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Inajar de Souza terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 11/04
Mapa Região
A partir desta segunda-feira, 11/04, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,6 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Inajar de Souza, entre as avenidas General Penha Brasil e Deputado Cantídio Sampaio.
A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 9, no sentido centro, e das 17 às 20 horas, no sentido bairro.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
A partir de 11 de abril, a malha de faixas exclusivas chegará aos 506,2 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 416,2 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.
Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 25/04 a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Departamento de Imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk