Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Programa 100% Pedestre contempla outras vias da cidade
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), implanta nesta segunda-feira (23/10) o Programa 100% Pedestre em outras faixas de travessia sem semáforos em São Paulo. A medida tem o objetivo de conscientizar os motoristas a respeitar e ampliar a cultura de dar prioridade para quem anda a pé pelas ruas da cidade.
A ação chega agora nos cruzamentos da Rua Herval x Rua Fernandes Vieira, na zona leste de SP, e na Rua Sumidouro x Rua Gilberto Sabino, na zona oeste. A CET decidiu manter o programa por mais algum tempo o programa na Rua Quintino Bocaiúva X Rua Beijamin Constant, na região central; Rua Itaberaba x Rua Chico de Paula, zona norte; e Av. João Dória x Av. Nações Unidas, na zona sul. No 100% Pedestre os agentes de trânsito da CET ficam nesses pontos para orientar os pedestres a indicar com clareza quando quiserem fazer a travessia. O motorista também é informado, com faixas nas vias, sobre a necessidade de respeitar a sinalização de trânsito, parando para dar passagem ao pedestre. O trabalho de educação de trânsito vai ainda incentivar o pedestre a atravessar somente na faixa, para garantir a sua segurança.
A ideia da CET é fazer com que a presença de um agente faça o motorista e os pedestres entenderem que a faixa de pedestres é um lugar de preferência para o pedestre. Se não houver semáforo e existir a faixa, ali o carro deve dar preferência para o pedestre atravessar.
Nas duas primeiras semanas, o 100% Pedestre apenas orienta condutores e pedestres e faz uma grande campanha sobre o assunto. Após esse período, é feita a fiscalização e autuação de quem não respeitar as leis de trânsito. A CET avalia constantemente o comportamento dos motoristas e pedestres nesses pontos.
Quando observada, o aumento ao respeito ao pedestre, novos pontos são escolhidos nas regiões da cidade para receberem o programa 100% Pedestre. Nesta terceira etapa o programa será desativado na Av. Renata x R. Alves de Almeida e na R. M.M.D.C. - logo após a Av. Profº Francisco Morato. Com essa ação permanente, a ideia é que todos respeitem as regras, evitando acidentes e mudando padrões de comportamento para a preservação da vida.
Assessoria de imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk