Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
DENATRAN EMITE PARECER FAVORÁVEL PARA A MEDIÇÃO EDUCACIONAL DA VELOCIDADE MÉDIA EM SÃO PAULO
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) emitiu um parecer favorável sobre a decisão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de fiscalizar a velocidade média dos veículos que trafegam por vias importantes da cidade. De acordo com o documento, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pode fazer a fiscalização de velocidade média dos condutores de um ponto a outro de uma via desde que não gere multa aos motorista nem pontos na carteira de habilitação. O objetivo é o de promover a educação no trânsito.
Desde o dia 1 de novembro, os radares passaram a registrar os motoristas que andam acima da velocidade e freiam apenas próximo ao equipamento de fiscalização. A ação tem caráter educativo, ou seja, ninguém é multado nem perde pontos na carteira de habilitação. Os motoristas flagrados são apenas advertidos por meio de uma carta dizendo que assumiram uma conduta de risco ao dirigir.
A fiscalização acontece atualmente nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes, Jacu-Pêssego e Marginal Tietê. No primeiro mês, 230.773 motoristas foram flagrados sendo que eles representam menos de 4% dos veículos que passam pelas vias (6.018.757 veículos). “Os números servem para alertar para a necessidade de manter a velocidade regulamentada por toda a via. Queremos lembrar o condutor que seu comportamento pode colocar em risco a vida dele e de terceiros.”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
Confira os trechos de fiscalização
- Avenida 23 de Maio: entre os viadutos Tutóia e Pedroso, no sentido Santana (zona norte).
- Avenida dos Bandeirantes: entre a Rua Porto Martins e o numeral 2.040, junto à Praça Ângelo Falgetano, no sentido Rodovia dos Imigrantes.
- Avenida Jacu-Pêssego: entre o acesso da Rodovia Ayrton Senna até a Travessa Flor do Pêssego, no sentido Mauá.
- Marginal Tietê: na pista expressa, 200 metros antes da Ponte Freguesia do Ó até 200 metros após a Ponte Júlio de Mesquita Neto, no sentido Castello/Ayrton Senna.
Assessoria de imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk