Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
CET e PM fazem blitz de orientação a motoqueiros na Marginal Tietê
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Militar realizam amanhã, 21, mais uma ação na Marginal Tietê, entre 7h e 12h, no Posto de Apoio ao Trânsito (PAT), sentido Ayrton Senna, na altura da Av. do Estado. Durante a operação, os motociclistas são parados pela PM e direcionados para o PAT, onde recebem a informação sobre a Ação Educativa e assistem uma palestra sobre segurança ministrada por um Agente de Trânsito CET e um Policial Militar.
São passadas informações sobre pilotagem segura, velocidade, frenagem, utilização dos Equipamento de Proteção Individual - EPIs corretos (capacete, jaqueta e botas) e a maneira adequada para verificar o desgaste dos pneus. Também é oferecida oportunidade para esclarecer dúvidas e participar do curso de pilotagem segura da CET (curso gratuito).
Medidas para redução de acidentes:
A Prefeitura está mobilizada para reduzir as mortes no trânsito. Em novembro de 2017, foi criada a Câmara Temática de Motocicleta. As reuniões são mensais, com o objetivo de propor, discutir e divulgar políticas públicas, ações de interesse e, principalmente, melhorias voltadas para a segurança dos motociclistas na cidade de São Paulo.
O grupo de discussão é formado por representantes de entidades e associações ligadas ao tema como Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e Sindimoto. A medida faz parte da proposta do novo Plano de Segurança
Viária - Vida Segura.
Além disso, em maio de 2017, a CET implantou restrição à circulação de motos na pista central da Marginal Tietê, no sentido Castelo Branco/Ayrton Senna.
Objetivo
Reduzir os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas através da fiscalização de velocidade e irregularidades e da conscientização dos motociclistas sobre segurança viária.
Resultados
- 1866 motociclistas participaram da palestra, entre maio de 2018 e janeiro de 2019;
- de 26 a 36% são motoboys ou motofretistas;
- a maioria tem entre 24 e 49 anos;
- 98% dos que responderam a avaliação consideram que as informações são úteis para eles;
- origem/destino está em bairros próximos das Marginais e cidades vizinhas como: Guarulhos e Osasco.
Assessoria de Imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk