Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Museu dos Transportes é opção gratuita de lazer nas férias escolares
Aberto de terça a domingo das 9h às 17h, o Museu dos Transportes Públicos é opção de lazer neste período de férias escolares e constitui um espaço para aprender sobre a história e evolução do transporte na cidade de São Paulo.
A coleção conta com relíquias como o primeiro bondinho a circular no Brasil em 1859, no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 1872, e o primeiro trólebus de fabricação nacional, feito em 1960. Além disso, o local dispõe de cerca de 1.500 fotos e livros, móveis, objetos e documentos que mostram a história do transporte urbano.
O museu foi fundado por iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições. Inaugurado em 1985, atualmente é mantido e administrado pela SPTrans.
Não é necessário agendar a visita para conhecer o local, para isso basta se identificar na portaria, a entrada é franca. Grupos acima de dez pessoas e escolas podem agendar a visita monitorada pelo telefone (11) 3315-8884, ainda assim, quem visita individualmente o museu pode solicitar informações aos monitores.
Localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 780, no Canindé, o Museu dos Transportes Públicos fica próximo à estação Armênia do Metrô. Os visitantes também têm acesso ao local por meio das 12 linhas de ônibus que atendem o ponto de parada mais próximo:
107T/10 Metrô Tucuruvi
1156/10 Vl. Sabrina
118C/10 Jd. Pery Alto
1702/10 Jova Rural
172U/10 Cem. Pq. Dos Pinheiros
174M/10 Vl. Sabrina
178A/10 Metrô Santana
179X/10 Jd. Fontális
2104/10 Metrô Santana
2105/10 Jd. Filhos da Terra
271C/10 Term. Princ. Isabel/Pq. Vl. Maria
701U/10 Metrô Santana
Assessoria de Imprensa - SPtrans
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk