Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Fiscalização do Programa de Proteção ao Pedestre é intensificada em toda a cidade
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá início na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, à intensificação da fiscalização do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. A partir de agora, os agentes de trânsito da CET irão reforçar a fiscalização de motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia. Os cerca de 2,4 mil agentes de trânsito irão priorizar os centros comerciais de bairros e os corredores de ônibus, além da região central e da Avenida Paulista. Estudo da CET apontou o aumento de 10% para 25% na quantidade de motoristas que respeitam o pedestre nas travessias. O levantamento foi feito entre os meses de julho e agosto passado.
Com o trabalho de fiscalização, também será ampliada a atuação dos orientadores de travessia nas faixas de pedestres. A partir de segunda-feira, serão 633 orientadores na rua e três equipes de mímicos, que serão deslocados para atuar diariamente no trabalho de conscientização nos principais corredores de tráfego da Cidade, estações de Metrô e corredores de ônibus. Até o final da próxima semana, outros 136 profissionais serão integrados ao grupo. Eles irão trabalhar no período da tarde nos corredores de ônibus.
Abaixo as infrações cuja fiscalização será intensificada a partir de segunda-feira (19/09):
612-20 - Deixar de dar Preferência a Pedestres / veículos não motorizados na faixa a ele destinada
- (infração gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53);
613-00 - Deixar de dar Preferência a Pedestres / veículos não motorizados que não haja concluído a travessia
- (infração gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53);
616-50 - Deixar de dar Preferência a Pedestres/ veículos não motorizados atravessando a transversal
- (infração grave, 5 pontos, R$ 127,69);
584-33 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto de braço/luz indicadora, mudança de direção
- (infração grave, 5 pontos, R$ 127,69);
567-31 - Parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso
- (infração média, 4 pontos, R$ 85,12).
É importante destacar que esse Programa está baseado na ideia de criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa e conscientização, inclusive nos principais meios de comunicação (televisão e rádio), reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia de tráfego.
Nova Parceria
Para marcar a ampliação do Programa de Proteção ao Pedestre, a CET e o grupo TRAPA (Trânsito Pacífico) dão início a uma parceria para intensificar a divulgação do programa. O grupo é formado por 3 pessoas que irão representar pequenas peças teatrais mostrando para os motoristas a importância da cidadania e respeito às leis no trânsito. A ação é voluntária e acontecerá diariamente durante dois meses, das 11h às 13h, nas faixas de pedestre da Avenida Paulista e no entorno. As esquetes teatrais serão representadas quando os semáforos estiverem vermelhos para os carros.
Sinalização
Do segundo semestre de 2010 até o final de agosto de 2011 já foram pintadas e revitalizadas 11 mil faixas na cidade. Além disso, a cidade já conta com 1,2 mil faixas afixadas nas ruas com orientações para os motoristas no respeito ao pedestre. Além disso, a CET também está colocando 200 novas faixas com orientações para o próprio pedestre com os seguintes dizeres: "Pedestre garanta seu Direito: estenda a mão para iniciar a Travessia na faixa", "Espere o sinal verde para atravessar", "Use sempre a faixa para atravessar a via".
Semáforos
Entre as melhorias implantadas pela CET para garantir mais segurança na travessia dos pedestres está a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando as oportunidades de travessia em até 20% para os pedestres.
Até janeiro de 2012, a CET vai substituir os controladores antigos por mais modernos. Até o final de agosto, 425 deles já haviam sido substituídos. A CET também está fazendo um estudo em faixas sem semáforos que estão dentro das áreas fiscalizadas pelo Programa de Proteção ao Pedestre. O objetivo é detectar os locais onde há a necessidade de instalação de implantação de semáforo para garantir o respeito dos motoristas à faixa de pedestre. O primeiro novo semáforo foi instalado cruzamento das ruas Líbero Badaró com Miguel Couto, no Centro.
Incentivo
A CET vai realizar na quarta-feira que vem, 21/09, uma solenidade de entrega da premiação aos 39 vencedores do 3º Prêmio CET de Educação de Trânsito. Nesta edição, em todas as categorias, os trabalhos deveriam abordar o pedestre, objetivo do Programa de Proteção do Pedestre, cuja campanha teve início em 11 de maio de 2011. O concurso público é feito, desde 2009, pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet) da empresa com o objetivo de incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados à segurança no trânsito. Concorreram à terceira edição do Prêmio 3.891 munícipes divididos em 14 categorias entre estudantes, professores, condutores, idosos, cidadãos maiores de 18 anos e empregados da CET. Os três primeiros lugares de cada uma delas receberão R$ 4.000,00 (quatro mil reais), R$ 2.000,00 (dois mil reais) e R$ 1.000,00 (mil reais) respectivamente.
Projetos de Engenharia de Tráfego
Largo do Paiçandu
Para aumentar a segurança do pedestre durante a travessia, a CET implantou um projeto piloto na esquina da rua Capitão Salomão com o Largo do Paiçandu, para a ampliação da calçada. No local, foi feito um avanço de calçada através de pintura da rua na cor azul para delimitar o aumento da área. Onde há o cruzamento das duas vias foi feita a sinalização no chão e ampliação da passagem dos pedestres. A grande vantagem do programa é que ele é feito sem necessidade de execução de obra, além de não precisar de intervenções de obra de drenagem. O prolongamento da calçada diminui a distancia de travessia do pedestre e a área de prolongamento é delimitada por balizadores cônicos com faixas refletivas.
Avenida Paulista x Rua Plínio Figueiredo
A companhia desenvolveu um projeto piloto que prevê o recuo da faixa de pedestre existente no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Plínio Figueiredo para garantir a segurança dos usuários e evitar conflitos entre motoristas e pedestres. Para facilitar o acomodamento dos veículos que seguem em direção à Avenida Paulista, sem que eles interfiram na passagem dos pedestres que cruzam a via, a CET recuou em aproximadamente três metros o posicionamento da faixa de pedestres existente no local. A CET estuda ainda a possibilidades de implantação de ações operacionais como essa em outras regiões da Cidade.
Redução de acidentes
Levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 61% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 10/ 8/2011 ante o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2010, foram registrados 101 atropelamentos em 35 cruzamentos dentro dessa área. Entre 11 de maio e 10 de agosto de 2010, foram registrados 33 atropelamentos nesses cruzamentos. De 11 de maio a 10 de agosto de 2011, ocorreram 13 atropelamentos nesses locais. É importante ressaltar que o estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos em que houve atropelamentos em 2010 e que não foi verificada a existência de atropelamentos nos demais cruzamentos da ZMPP.
Departamento de Imprensa - CET
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