Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 | Horário: 15:03
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Q&A – mobizapSP

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1) O que é a mobizapSP?
R: O mobizapSP é um aplicativo (app) de mobilidade urbana, com o objetivo de proporcionar uma prática de preços mais justos para motoristas e passageiros. É a única plataforma gerida pela gestão pública para motoristas e passageiros que fazem viagens privadas. As corridas terão partida de toda a cidade de São Paulo.

2) Como surgiu a ideia do aplicativo?
R: Visto a necessidade de um aplicativo de transporte de passageiro individual que traga uma prática de preços mais justos para motoristas e passageiros, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo solicitou o desenvolvimento de uma plataforma digital que traz benefícios para a população de São Paulo.

3) Qual o objetivo desta plataforma?

R: O grande objetivo da plataforma de trazer preços mais justos tanto para motoristas quanto para passageiros que utilizam o transporte individual na cidade.

4) Quais são os termos de uso e política de privacidade?
R: Os termos estão disponíveis em sua íntegra nos links abaixo:

Termos de Uso
Motorista: https://termo-motorista.mobizapsp.com.br/
Passageiro: https://termo-passageiro.mobizapsp.com.br/

Política de Privacidade
Motorista: https://politica-motorista.mobizapsp.com.br/
Passageiro: https://politica-passageiro.mobizapsp.com.br/

5) Quais os requisitos para se tornar um motorista da mobizapSP? Como se cadastrar?
R: Os requisitos para ser um motorista da mobizapSP são bem simples. O primeiro passo é se cadastrar no banco de dados da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, colocando nome, telefone e em qual modalidade deseja fazer parte. Para mais informações acesse https://mobizapsp.com.br/ ou baixe o aplicativo nas lojas da Google ou da Apple.

6) Qual o passo a passo para se cadastrar na plataforma para motoristas?
R: Após ter feito o cadastro na plataforma mobizapSP, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo fará uma análise dos dados enviados. Se estiver tudo correto, o motorista será liberado para a atividade. Para mais informações acesse https://mobizapsp.com.br/ ou baixe o aplicativo nas lojas da Google ou da Apple.

7) Quais os documentos necessários para ser motorista?
R: O motorista precisa ter habilitação definitiva; a habilitação provisória não será aceita.
Conforme Resolução nº16, de 07 de julho de 2017 e Resolução nº21 de 28 de março de 2019 do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), os requisitos mínimos para ser motorista de aplicativo são:
- Carteira nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada;
- Apresentar comprovante de residência em seu nome ou atestado;
- CONDUAPP (e CSVAPP para o veículo)
- Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais

8) Quais são os itens de preenchimento do cadastro na plataforma?
R: Os itens do cadastro no aplicativo são:

  • E-mail
  • CPF
  • Nome
  • Telefone
  • Data de nascimento
  • RG
  • CNH
  • Endereço
  • Dados do veículo
  • Dados bancários
  • Foto do motorista
  • Contato de Emergência
  • CNH
  • Antecedentes criminais
  • Comprovante de residência
  • Termo de aceite

9) Há algum impedimento para ser motorista do mobizapp?
R: O motorista será impedido de aderir ao mobizapSP se não atender a algum dos critérios estabelecidos pelas Resoluções do CMUV ou caso existam irregularidades com os documentos, tais como certidões vencidas ou documento não aprovado em análise (documentos vencidos ou rasurado e inconsistência cadastral entre os documentos).

10) Há alguma especificação para os veículos?
R: Em relação ao carro, para obter o CSVApp, o veículo deve possuir os seguintes requisitos, conforme artigo 7º da Resolução 16/2017:
- apresentar declaração da OTTC, sob as penas da lei, de que o veículo foi inspecionado e está apto a prestação do serviço atendendo os requisitos de segurança veicular, de limpeza e higiene, mantendo a OTTC em arquivo o relatório de inspeção do veículo;
- operar veículo motorizado com, no máximo, 10 (dez) anos de fabricação;
- apresentar Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Município de São Paulo, caso seja de propriedade de Pessoa Jurídica
- utilizar dístico identificador das OTTC
- comprovar contratação de seguro que cubra acidentes de passageiros (APP) e o Seguro Obrigatório – DPVAT;
- apresentação de declaração, firmada pelo proprietário, de autorização para utilização do veículo na exploração de atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros de utilidade pública, caso o condutor não seja o dono do veículo.

11) E qual é o procedimento para se cadastrar como passageiros?
R: Haverá uma plataforma apenas para passageiros e o usuário precisará informar o nome, e-mail, telefone e CPF no formulário do site. Para mais informações acesse https://mobizapsp.com.br/ ou baixe o aplicativo nas lojas da Google ou da Apple.

12) Acessibilidade: o aplicativo terá funcionalidades para motoristas com deficiência?
R: Sim! Seremos uma plataforma inclusiva. Por isso, motoristas que tenham carros adaptados e CNH regularizada, podem sim, ser um profissional da mobizapSP.

13) Quais as vantagens de ser um motorista mobizapSP?
R: As vantagens são:
Ser motorista mobizapSP é ter uma principal fonte de renda ou um complemento ao ganho mensal;
A tarifa cobrada e repassada não será dinâmica, baseada na distância e no tempo real do percurso a ser percorrido;

14) O aplicativo funcionará apenas na cidade de São Paulo? Ou poderá ter localização estendida?
R: O aplicativo é da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito da Cidade de São Paulo, por isso, as viagens solicitadas pelos passageiros partirão da cidade. O destino final varia de acordo com cada cliente que podem ser em outras cidades.

15) Como o preço será calculado? De quanto será a tarifa cobrada pela plataforma?

R: Os valores do mobizapSP são calculados com base em três variáveis, sendo: bandeira, tempo estimado de viagem e distância. A taxa de administração será de 10,95% (fixa).

16) Quais serão as formas de pagamento aceitas pela plataforma?
R: Os passageiros poderão pagar as corridas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo.

17) Na plataforma terão categorias de carros? Se sim, quais?
R: Sim! Terão as categorias: premium e econômico.

18) Os passageiros poderão fazer paradas durante o trajeto?
R: Sim! A cada nova rota, o preço também é recalculado e é informado ao motorista e na tela do usuário.

19) Os passageiros terão descontos, programa fidelidade ou vouchers?
R: Neste primeiro momento, as possibilidades ainda estão sendo estudadas e analisadas, mas é um objetivo futuro. De início será disponibilizado um marketplace que, comprando por lá, os passageiros e motoristas ganharão pontos que poderão ser usados em corridas futuras.

20) Os motoristas terão promoções e metas para ganhar mais benefícios?
R: Assim como os descontos para passageiros, este serviço ainda está em análise.

21) Como se deu a implantação da plataforma?
R: O projeto foi solicitado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, por meio de licitação pública, concorrência Nº: 002/SMT/2022. O Consócio 3C ganhou o contrato, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas.

22) Por ser um aplicativo público, o que difere das empresas privadas que já operam na cidade?
R: Com a plataforma, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito visa melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração para os motoristas parceiros. Vale ressaltar que taxa de administração é de 10,95% (fixa), sendo uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade. Com isso, ajudaremos a dar mais qualidade de vida a esses profissionais.

23) Em caso de um motorista comunicar ao aplicativo que está passando mal durante o período da corrida, há um canal para prestar assistência? Qual é o procedimento para estes casos?

R: O mais indicado é ligar imediatamente para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no 192, que possui equipes preparadas para prestar o socorro necessário.

24) Como é feito o sistema de pontuação desses profissionais? Como funciona?

R: É feito por meio do sistema de avaliação dos usuários, com notas dadas por estrelas que variam entre 1 e 5, além de opcionalmente serem incluídos comentários junto as notas.

25) Como um motorista pode ser bloqueado da plataforma? Ele é avisado sobre o bloqueio?
R: Sim, ele é avisado no aplicativo e no e-mail cadastrado. Ele pode ser bloqueado por violência e importunação sexual, ameaças, comportamento grosseiro, discriminação, compartilhamento da conta, desrespeitar as leis de trânsito e do aplicativo, manutenção inadequada do veículo, veicular qualquer dado do passageiro sem autorização e em emergências públicas, entre outros. Todas as regras estão descritas nos termos de uso quando faz a adesão à plataforma.

26) A mobizapSP é concorrente das empresas privadas de transporte individual?
R: Não! É apenas uma alternativa, ou seja, mais uma opção que os paulistanos poderão utilizar para se locomover por meio do transporte individual, sendo uma plataforma pública e mais econômica para o usuário. 

 
 

 

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