Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2012 | Horário: 13:21
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Nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre dá ênfase à educação de quem anda a pé

Atuação de orientadores à paisana é novidade para difundir Gesto do Pedestre; Etapa atinge oito subcentros da cidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá início, a partir de 1º. de outubro (segunda-feira), à quarta fase do Programa de Proteção ao Pedestre na capital paulista, marcada por uma ênfase maior na educação de quem anda a pé. A finalidade dessa nova fase é fazer com que o cidadão exerça, de fato, sua preferência no trânsito e passe a utilizar mais o gesto de braço, sinalizando ao motorista sua intenção de atravessar. Outro objetivo é estimular o pedestre a cruzar a via somente na faixa de segurança e, quando houver semáforo específico para ele, incentivá-lo a iniciar a caminhada no tempo de verde do farol.

Ainda no intuito de trabalhar a conscientização da população transeunte, a estratégia desta etapa do PPP será centrada na atuação e reforço dos orientadores de travessia, com um diferencial: orientadores à paisana (sem uniforme) ficarão posicionados em determinadas conversões sem semáforo fazendo, várias vezes, o Gesto do Pedestre. Com isso, pretende-se contribuir para a difusão e, conseqüentemente, a assimilação do gesto por parte do usuário final, o próprio pedestre. Em junho deste ano, a CET fez uma enquete que demonstrou que, embora o gesto seja considerado um importante recurso para indicar a vontade de atravessar do pedestre, ele é pouco utilizado devido em grande parte à falta de hábito.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) concluiu recentemente a contratação de mais 500 orientadores. A partir desta segunda-feira, esse grupo se soma aos atuais 850 que estão em serviço desde o começo da Campanha. Todos eles estarão distribuídos em oito subcentros: Pinheiros, Lapa, Santana, Largo 13 de Maio (em Santo Amaro), Vila Maria, Brás, Penha e São Miguel Paulista.

Nesta segunda, a quarta fase do PPP será deflagrada, em caráter piloto, no subcentro Pinheiros (Rua Teodoro Sampaio). Ali, entre os dias 1º e 5 de outubro, os orientadores – uniformizados ou não - poderão ser vistos no trecho entre a Rua Capote Valente e a Praça Benedito Calixto, das 8h30 às 13h30, cobrindo inicialmente cinco cruzamentos junto com duas equipes de mímicos e agentes de trânsito em operação dedicada. Na semana seguinte, de 8 a 11 de outubro, a ação é estendida para o segundo trecho da Teodoro Sampaio, entre as ruas Pedroso de Morais e Cônego Eugênio Leite.

E, a partir de 5 de novembro, o PPP se torna mais intenso na área central e também em 14 corredores críticos de atropelamentos, a maioria deles situados na periferia do município, a exemplo das avenidas Sapopemba, Marechal Tito, M´Boi Mirim, Teotônio Vilela, Inajar de Souza e São Miguel, dentre outras.

Faixas e banners

Como material de apoio à obra educativa, serão espalhadas faixas de vinil em todos os oito subcentros com os seguintes dizeres: “Motorista – Atenda o Gesto do Pedestre – Dê a preferência na travessia” e “Vamos juntos reduzir os atropelamentos neste bairro”. Além disso, três tipos de banners complementam a comunicação, sendo erguidos pelo orientador nas principais faixas de travessia da região trabalhada. Esses banners contêm estas mensagens: “Antes de atravessar, estenda a mão”, “Faça sua parte: espere o sinal verde” e “Pedestre, atravesse na faixa”.

Pesquisas

A fim de acompanhar o desempenho do Programa de Proteção ao Pedestre, a CET realiza pesquisas sistemáticas de respeito ao direito de travessia do pedestre bem como de comportamento dos usuários do sistema viário em geral. É esse trabalho analítico, feito desde antes do início efetivo do PPP, a principal fonte para o planejamento de novas ações, mais focadas nas necessidades pontuais percebidas nas ruas. Até o momento, oito ciclos de contagens e entrevistas foram concluídos, sendo o mais recente realizado no período de 6 a 21 de agosto. Quatro interseções vêm servindo de campo de coleta dos dados:

1. Rua Haddock Lobo com Rua Luís Coelho

2. Rua Álvaro de Carvalho com Rua João Adolfo com Rua Alfredo Gagliotti

3. Rua Quintino Bocaiúva com Rua Riachuelo

4. Rua D. Maria Paula com Rua Francisca Miquelina

Em suma, o levantamento detectou que o desrespeito do condutor à travessia do pedestre já caiu 17% desde o início do Programa, enquanto o acionamento da seta nos movimentos de conversão veicular cresceu 8% de fevereiro de 2011 para agosto de 2012. A contagem abrangeu uma amostra de 1.464 veículos contados.

Gráfico 1 – Evolução do respeito ao pedestre


 

Gráfico 2 – Evolução do uso da seta nas conversões
 

No tocante à percepção dos motoristas sobre o respeito à prioridade de travessia do pedestre, verifica-se que, desde o início do Programa, 14,3% a mais dos condutores julgam respeitar sempre ou freqüentemente a travessia de quem está a pé. Nas entrevistas feitas entre 6 e 21 de agosto, de um universo de 429 motoristas ouvidos, 391 (ou 91,1%) afirmaram dar preferência de passagem ao pedestre que atravessa na faixa.

Gráfico 3 – Percepção do condutor em relação ao pedestre

Já na perspectiva contrária, isto é, do pedestre se sentindo ou não respeitado por quem anda motorizado, o resultado revela que, em comparação ao início do Programa, houve aumento de 9,3 pontos percentuais entre os pedestres que se sentem respeitados em seu direito à preferência de travessia, demonstrado no gráfico abaixo:

Gráfico 4 – Percepção do pedestre em relação ao condutor

Para resumir, nota-se uma melhora significativa em todos os índices medidos e acompanhados pela pesquisa, sintetizados no quadro a seguir:

Quadro de resumo dos resultados

Fiscalização intensiva

Em pouco mais de 13 meses de fiscalização intensiva, ou seja, de 8 de agosto de 2011 a 21 de setembro de 2012, já foram contabilizadas 285.114 autuações relativas a infrações de desrespeito à preferência do pedestre no trânsito. Os enquadramentos dispostos neste balanço são:

  • 584-33: Deixar de indicar com gesto/luz indicativa a mudança de direção (seta). Multa grave, R$ 127,69 e 5 pontos na CNH.
  • 605-01: Avanço de semáforo vermelho. Multa gravíssima, R$ 191,54 e 7 pontos na CNH.
  • 616-50: Deixar de dar preferência ao pedestre em via transversal. Multa grave, R$ 127,69 e 5 pontos na CNH.
  • 612-20: Deixar de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada. Multa gravíssima, R$ 191,54 e 7 pontos na CNH.
  • 567-31: Parar sobre a Faixa de Pedestre. Multa média, R$ 85,13 e 4 pontos na CNH.
  • 613-00: Deixar de dar preferência ao pedestre que não tenha concluído a travessia. Multa gravíssima, R$ 191,54 e 7 pontos na CNH.

Gráfico 5 – Multas de desrespeito ao pedestre

 

Departamento de Imprensa - CET

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